Topo
Entretenimento

Não há personagens trans nos principais filmes de Hollywood pelo 3º ano, diz relatório

16/07/2020 12h20

LOS ANGELES (Reuters) - Hollywood aumentou o número de personagens gays e bissexuais nos filmes em 2019, mas a maioria deles teve participação rápida, e não houve personagens transgêneros, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

O Índice de Responsabilidade dos Estúdios, do grupo de defesa LGBTQ Glaad, mostrou que, dos 118 filmes lançados pelos principais estúdios de Hollywood em 2019, 22 (18,6%) tinham personagens LGBTQ+, incluindo filmes como "O Escândalo", “Rocketman", "Judy: Muito Além do Arco-Íris" e "Fora de Série".

Houve um leve aumento em relação a 2018 (18,2%) e é a maior porcentagem de filmes com inclusão de gênero nos oito anos de história da pesquisa anual do Glaad.

O Glaad não encontrou personagens transgêneros pelo terceiro ano consecutivo, apesar da crescente visibilidade da comunidade trans na televisão em programas como "Pose", "Supergirl" e "The L Word".

O grupo também expressou decepção com o baixo perfil dado aos personagens LGBTQ+ nos principais filmes do ano passado. Apenas nove dos 22 filmes inclusivos identificados pelo Glaad tinham um personagem LGBTQ+ com mais de 10 minutos de tempo na tela, enquanto mais da metade desses personagens teve menos de três minutos.

"Apesar da porcentagem recorde de filmes LGBTQ este ano, a indústria ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de representar de maneira justa e precisa a indústria LGBTQ", disse a executiva-chefe do Glaad, Sarah Kate Ellis, em comunicado.

(Reportagem de Jill Serjeant)

Entretenimento