Topo
Entretenimento

Stycer: 'Queda de audiência no SBT pode ser devido à falta de jornalismo'

Silvio Santos - Reprodução/SBT
Silvio Santos Imagem: Reprodução/SBT
do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/07/2020 04h00

O mais recente levantamento sobre audiência na TV aberta no mercado nacional ajuda a mapear o comportamento do telespectador no século 21. Os números divulgados pelo colunista Ricardo Feltrin mostram que todas as emissoras, com exceção da Record, caíram em audiência e share.

No podcast UOL Vê TV #34, Chico Barney, Débora Miranda, Mauricio Stycer e a nova colunista do UOL Aline Ramos conversam sobre o balanço do Ibope na TV aberta nos últimos 20 anos (disponível a partir de 17:04).

"Foi o pior primeiro semestre do SBT desde 2014", diz Stycer. "Isso tem a ver com a falta de jornalismo em um momento em que o espectador mais precisa de informação. Não teve uma cobertura específica e forte como Globo, Band e Record fizeram. Com isso, o canal perde relevância."

A pesquisa mostra que desde 2001 a Globo perdeu 1 em cada 5 telespectadores (20%). Já o SBT perdeu 2 em cada 5 (40%). Mas em share a TV de Silvio Santos perdeu 49%. Ou seja, metade das TVs que sintonizavam o SBT em 2001 não fez mais isso em 2020.

"O número de TVs ligadas cresceu, e isso já era esperado com a pandemia", diz Débora. "No caso do SBT, houve muita reprise, falta de respeito com o telespectador e mudanças drásticas. TV é hábito. Quando você muda drasticamente, as pessoas não vão mais acompanhar", diz a editora de TV e Famosos do UOL.

Para Aline, há 20 anos o ponto alto do SBT eram as novelas infantis. "Acontece que hoje você não precisa mais ligar a TV para consumir conteúdo infantil. Os pais deixam as crianças assistirem aos conteúdos no YouTube e em outras plataformas. É mais fácil do que ver pela TV", diz.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Entretenimento