Topo
Entretenimento

Quinzinho quase perdeu papel por odiar iogurte e revela por que saiu da TV

Gabriel Pelícia era o Quinzinho, filho de Quinzé (Malvino Salvador), na novela "Fina Estampa" - Fotomontagem/Reprodução/Instagram
Gabriel Pelícia era o Quinzinho, filho de Quinzé (Malvino Salvador), na novela 'Fina Estampa' Imagem: Fotomontagem/Reprodução/Instagram
do UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

04/07/2020 04h00

O Quinzinho, de "Fina Estampa", cresceu! Na verdade ele não cresceu tanto assim, mas já é um adolescente de 13 anos.

Quando interpretou o filho de Quinzé (Malvino Salvador) e Teodora (Carolina Dieckmann), o ator Gabriel Pelícia tinha só 4 anos. Além de talentoso, como ele era fofinho, né?

A reportagem do UOL foi atrás de Gabriel e perguntou como ele se sente ao rever as cenas da novela. Ele assume ser bastante crítico consigo mesmo.

É difícil de descrever o que sinto exatamente, tem horas que acho fofinho, tem horas que sou crítico e acho que poderia ter feito melhor. Meus amigos são todos adolescentes e estão na fase da zoeira, então nem preciso falar que me zoam muito por causa disso, mas é legal

São muitas as lembranças que ele tem desse momento mágico de sua vida. O set de gravações, a amizade com atores renomados, a indicação ao Melhores do Ano do "Domingão do Faustão"... Tudo para Gabriel era como uma grande brincadeira, apesar da seriedade do trabalho.

Olha só como ele está hoje em dia

Xodó da equipe e presente de Lília Cabral

Quinzé (Malvino Salvador) e Quinzinho (Gabriel Pelícia) em cena de 'Fina Estampa' - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Quinzé (Malvino Salvador) e Quinzinho (Gabriel Pelícia) em cena de 'Fina Estampa'
Imagem: Divulgação/Globo

Gabriel tinha muitos amigos famosos que topavam participar de suas brincadeiras nos corredores dos estúdios durante os intervalos das cenas, além da equipe por trás das câmeras que o mimava muito.

Dira Paes, Caio Castro, Sophie Charlotte, Marco Pigossi, Dudu Azevedo eram os que mais brincavam, além lógico de Lília Cabral e Malvino Salvador, de quem eu era grudado. Até hoje guardo um dinossauro que a Lília me deu e um livro infantil que era da cenografia e no último capítulo ela catou e me deu de presente

Profissionalismo em cena

Gabriel conseguiu o papel depois passar em alguns testes. Mesmo sem entender muito bem do que se tratava, ele conseguia decorar os textos e até conseguiu desbancar alguns garotos mais velhos.

"Foram várias etapas, que chamamos de peneira, e eu sempre indo muito bem em todas, mas acho que estavam com medo de colocar uma criança muito pequena e dar problema durante as gravações. Tinha vários outros meninos mais velhos do que eu, mas, no final, acabei pegando o papel".

Iogurte quase o fez perder papel

Como quase toda criança naquela idade, o ator mirim tinha muita energia, mas na hora da gravação ele se transformava e seguia direitinho as orientações do roteiro. Bom menino, né? Ele se diverte com algumas situações inusitadas que passou.

Em uma das cenas do primeiro capítulo, Malvino deu uma improvisada e fui falar no meio da cena que não era aquilo e ele me botou nas costas e saiu de cavalinho. A cena acabou virando marca registrada do Quinzé e Quinzinho

Quinzé e Quinzinho - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Imagem: Divulgação/Globo

Conta do iogurte, Gabriel!

Eu odiava iogurte e tinha que tomar, isso quase me tirou o papel, mas no final deu tudo certo e Quinzinho acabou comendo foi muita pizza ao invés de iogurte, para minha sorte

Detalhe que ele gosta de pizza até hoje, já iogurte...


Saudades da TV, Gabriel?

Desde muito cedo, Gabriel Pelícia teve de lidar com os desafios da profissão de ator. A área também é muito competitiva para os atores mirins, como ele mesmo conta. Com a reprise de "Fina Estampa", uma antiga paixão reascendeu em seu coração: "Durante um tempo, fiquei afastado de trabalhos na TV, nem aos testes estava indo mais, pois é muito difícil, são muitos 'nãos' e isso desmotiva".

Fiz vários cursos de interpretação para TV e teatro, mas acabei desanimando um pouco. Já estava me dedicando aos estudos para outras áreas, mas com a volta da novela, reacendeu a vontade de atuar de novo, de voltar a fazer cursos. Tenho vontade de fazer dublagem, novelas, adoraria participar de um filme. Meu sonho desde os três anos é ser veterinário, mas dá para conciliar as duas coisas!

Quarentena no videogame

Gabriel está estudando on-line por conta da quarentena pela pandemia do novo coronavírus. E ele adora ficar em casa e jogar videogame, apesar da falta que sente dos amigos.

"Adoro meu quarto e ficar jogando meus jogos de Xbox e assistindo aos youtubers que sigo. Até prefiro assistir as aulas de casa, mas essas aulas foram adaptadas e não são as ideais para aprender as matérias como se estivesse no colégio. Diferente dos cursos que já têm essa plataforma de EAD e são preparados para isso. Sinto falta de estar com meus amigos".

Saudade de dias melhores


As matérias favoritas dele são matemática e química. Quem vê o Quizinho maior se surpreende, também, porque agora ele tem um cabelão. É promessa, Gabriel?

Adoro meu cabelo comprido, deixei de cortar nem lembro quando, mas acho que tem uns quatro anos já. Não é promessa, simplesmente gosto assim

Quem quiser acompanhar o Gabriel e saber o que ele está achando da novela, é só acompanhá-lo no Instagram (@gabrielpeliciaoficial).

Ele tem também outro hobby: é fanático por Pokémon!

Entretenimento