Topo
Entretenimento

Califórnia, estado de Hollywood, vai retomar filmagens na próxima semana

Letreiro de Hollywood em Los Angeles, Califórnia (EUA) - Brian van der Brug/Los Angeles Times via Getty Images
Letreiro de Hollywood em Los Angeles, Califórnia (EUA) Imagem: Brian van der Brug/Los Angeles Times via Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

06/06/2020 11h23

Após meses de paralisação por causa do novo coronavírus, Hollywood poderá reabrir seus escritórios e sets de filmagem a partir do próximo dia 12 de junho. O governo da Califórnia, estado que abriga a terra do cinema norte-americano, marcou a data em comunicado publicado pelo The Hollywood Reporter.

O Departamento de Saúde Pública do estado frisou que estúdios e outros negócios que desejarem retomar suas atividades terão que submeter planos de prevenção e adaptação ao governo. A resposta vai depender de "dados epidemiológicos da região em questão".

"Para reduzir os riscos de transmissão da covid-19, os funcionários de cada produção, o elenco e a equipe terão que seguir os protocolos de segurança acordados pelos sindicatos e os gerentes, que também poderão ser modificados pelo governo", escreveram.

Proposta da indústria

O anúncio da administração do governador Gavin Newsom chegou alguns dias depois de uma proposta de retomada enviada pelos estúdios e sindicatos da indústria cinematográfica, incluindo várias novas medidas de prevenção contra o coronavírus.

Um dos principais pontos do texto é a obrigatoriedade de "testes regulares e periódicos" de todo o elenco e equipe, para manter quaisquer casos de covid-19 que surgirem sob controle.

Os estúdios e sindicatos também fazem projeções de como evitar aglomerações em sets de filmagens. Além de recomendar que todos os integrantes da equipe mantenham distância de dois metros um do outro quando possível, a ideia é "espalhar" os diferentes departamentos por um espaço maior.

Para certificar o cumprimento de todas essas medidas, o plano da indústria é criar um novo "cargo": o especialista em covid-19. Será responsabilidade deste profissional, que de preferência deve ter formação no ramo da saúde, aplicar e manter as medidas preventivas no set.

Entretenimento