Topo
Entretenimento

Brancos precisam se posicionar contra o racismo policial, diz Wanda Sykes

Apenas negros lutando contra o racismo não tem funcionado, afirmou Wanda - Divulgação
Apenas negros lutando contra o racismo não tem funcionado, afirmou Wanda Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 16h08

A atriz Wanda Sykes afirmou ontem, em entrevista ao apresentador Jimmy Kimmel, que é necessário que pessoas brancas se pronunciem e protestem contra o racismo e a violência policial para que a mensagem seja ouvida: "Nós não podemos fazer isso sozinhos".

"Estamos lá fora, marchando e pedindo mudanças. Sabe, precisamos de pessoas brancas fazendo isso. Precisamos de pessoas brancas para dizer aos brancos que parem de ser racistas porque, quando fazemos isso, obviamente não está funcionando", disse Wanda.

Na segunda-feira (1), a atriz postou um vídeo em seu Instagram sobre o racismo estrutural, explicando seu ponto. Perguntada no programa, ela desenvolveu o argumento:

"Eu já estava tão frustrada e com raiva. Estamos cansados disso. É como se nós continuássemos voltando e é a mesma coisa repetidamente. E acho que este [o caso George Floyd, homem negro assassinado pela polícia estadunidense] foi o definitivo. Basta".

"Eu só tinha que fazer alguma coisa. E nós não podemos fazer isso sozinhos. É como a pessoa que está te agredindo, você não pode nos perguntar: 'Ei, por que você não pode fazê-la parar de te agredir?' Não funciona assim", disse a comediante, usando uma camisa que dizia "Fenomenalmente Preta".

Durante a conversa, Kimmel citou um protesto em Manhattan Beach, Califórnia, em que as imagens mostravam uma maioria branca de manifestantes.

"Dessa vez diferente. Dá para sentir isso. Dá para sentir que é diferente. Você vê pessoas brancas por aí e acho que só tivemos que dizer a todos: 'Ei, tudo bem. Você pode marchar. Só porque é o Movimento Vidas Negras Importam não significa que não queremos que você se envolva. Precisamos que você se envolva.'"

"Vejo isso no meu bairro. Eu tive que ir ao supermercado e havia um monte de garotos brancos na esquina, e alguns garotos negros também, e eles estavam protestando e é simplesmente lindo. Bonito de ver."

Por fim, Wanda se mostrou otimista com o futuro após a onda de protestos atual: "Acho que vamos ver algum movimento."

Entretenimento