Topo
Entretenimento

Testes e distanciamento: estúdios apresentam plano para abrir sets nos EUA

Greg Nicotero com Norman Reedus no set de "The Walking Dead" - Divulgação
Greg Nicotero com Norman Reedus no set de 'The Walking Dead' Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 13h25

Hollywood está ansiosa para voltar ao trabalho. Um conglomerado de estúdios e sindicatos apresentou aos governos de Nova York e da Califórnia (EUA) uma proposta completa de procedimentos de segurança que supostamente permitiriam a reabertura de sets de filmagem nos dois estados.

O documento foi entregue ontem para análise das autoridades, segundo a Variety. A decisão dos governos sobre os planos não tem data para sair.

Testes

Um dos principais pontos do texto é a obrigatoriedade de "testes regulares e periódicos" de todo o elenco e equipe, para manter quaisquer casos de coronavírus que surgirem sob controle.

Enquanto a testagem poderá ser feita semanalmente ou mensalmente, por exemplo, a checagem de sintomas dos funcionários será diária. Todos passarão por um crivo médico antes de entrar no ambiente de trabalho todos os dias.

Distanciamento

Os estúdios e sindicatos também fazem projeções de como evitar aglomerações em sets de filmagens. Além de recomendar que todos os integrantes da equipe mantenham distância de dois metros um do outro quando possível, a ideia é "espalhar" os diferentes departamentos por um espaço maior.

Assim, funcionários do figurino ficariam em um local mais afastado do departamento de maquiagem, por exemplo. O uso de proteções como máscaras e luvas é recomendado a todos, mas especialmente atores, que naturalmente entram em contato com diferentes departamentos da produção todos os dias.

Novo cargo

Para certificar o cumprimento de todas essas medidas, o plano da indústria é criar um novo "cargo": o especialista em covid-19. Será responsabilidade deste profissional, que de preferência deve ter formação no ramo da saúde, aplicar e manter as medidas preventivas no set.

O detentor deste cargo terá que se fazer disponível no local das filmagens durante todo o horário de trabalho, e seu contato deve ser compartilhado com todos os funcionários do set, não se restringindo apenas a produtores, diretores ou executivos.

Primeiro passo

Elaborado pelo Comitê de Segurança e Gerenciamento de Trabalho da indústria midiática, que junta diversos sindicatos (como o SAG, dos atores; e o DGA, dos diretores), o documento é tratado como um "primeiro rascunho" pelos profissionais.

"Os nossos protocolos estão sendo desenvolvidos com a ajuda de especialistas em epidemiologia e sanitização, assim como sugestões de membros e líderes de vários sindicatos. Vamos completá-los e emendá-los conforme for necessário", disse a organização.

Entretenimento