Topo
Entretenimento

Matt Bomer lamenta morte de Larry Kramer, autor de "The Normal Heart"

Matt Bomer participou da adaptação da peça "The Normal Heart" para a televisão - Getty Images
Matt Bomer participou da adaptação da peça 'The Normal Heart' para a televisão Imagem: Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 15h47Atualizada em 28/05/2020 16h14

Em entrevista à revista Variety, Matt Bomer falou sobre a morte de Larry Kramer, ativista LGBT+ autor da peça "The Normal Heart". O ator interpretou Felix na adaptação da história produzida pela HBO: "Eu e incontáveis outras pessoas devemos as nossas vidas a Larry".

"Sem seu ativismo incansável, sua franqueza e oposição a tudo o que estava acontecendo, sem seu incentivo para que as pessoas se educassem e fossem responsáveis por si mesmas, eu, que cresci em um ambiente semirrural, nunca saberia da epidemia se não fosse por ele."

Nos anos 1980, Larry Kramer participou da luta contra a AIDS, ajudando a fundar a Gay Men's Health Crisis (GMHC) — a maior organização privada do mundo a dar assistência a soropositivos — e o ACT UP (Coalisão para Liberar o Poder contra a AIDS, na sigla em inglês), que realizou atos de desobediência civil desenhados para chamar a atenção do governo para a pandemia.

Em 1988, o próprio Kramer descobriu que era portador da HIV, enquanto estava no hospital por outro motivo. A doença, no entanto, nunca se manifestou nele. Matt Bomer conta que leu as obras do dramaturgo pela primeira vez aos 14 ou 15 anos de idade:

"Para mim, foi a primeira vez que alguém realmente se levantou e disse 'Você deve ter orgulho de quem você é. Você deve ser franco sobre quem você é, você deve ser ousado, apaixonado por quem você é.' Ele foi um pioneiro e uma das pessoas mais corajosas que já conheci."

Kramer morreu aos 84 anos, vítima de uma pneumonia.

Entretenimento