Topo
Entretenimento

Comentarista da CNN pede desculpa após explicar saudação nazista ao vivo

Lourival Sant"Anna, comentarista da CNN Brasil, explica saudação nazista no ar - Reprodução/CNN Brasil
Lourival Sant'Anna, comentarista da CNN Brasil, explica saudação nazista no ar Imagem: Reprodução/CNN Brasil
do UOL

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 20h51

O comentarista de noticiário internacional da CNN Brasil, Lourival Sant'Anna, pediu desculpas hoje no ar após explicar uma saudação nazista fazendo o gesto com a mão durante edição do "Expresso CNN".

Quando o telejornal falava sobre uma mensagem postada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que trazia de forma irônica a frase "Sieg Heil", o apresentador Caio Junqueira não soube pronunciar em alemão.

Monalisa Perrone, que comanda o programa, chamou Lourival na sequência para comentar a postagem do ministro e disse que "com certeza" ele saberia a pronúncia, uma vez que o jornalista é conhecedor de História, foi correspondente em vários países e sabe outros idiomas.

Lourival estendeu o braço, como na saudação comum na Alemanha nazista entre os anos 1930 e 1940, e pronunciou "Sieg Heil" ("Salve a vitória) e "Heil, Hitler", para explicar do que se tratava a frase citada por Weintraub.

Minutos depois, Monalisa chamou novamente Lourival no ar para se explicar. "Eu repeti o gesto com o braço, foi um erro, não deveria ter feito isso. E peço desculpas a quem se sentiu ofendido", disse o jornalista.

"Pois é, mas essa grandiosidade é de quem está atento às reações. Quando a gente acerta, a gente fica feliz. Quando a gente erra, a gente pede desculpa, tudo aceito", emendou Monalisa.

Caio Junqueira completou: "Todos sabemos sabemos muito bem que se trata do nazismo, um dos maiores males do século 20, senão o maior".

Entretenimento