Topo
Entretenimento

OPINIÃO

Stycer: 'Reproduzir groselhas do Twitter na TV não é pluripartidarismo'

do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/04/2020 04h00

A saída de Gabriela Prioli do quadro Grande Debate, da CNN Brasil, chamou a atenção para uma reclamação dela a respeito de se fazer debate com achismo, termo usado na comunicação nas redes sociais em que a advogada explicou seu afastamento.

No podcast UOL Vê TV #21, Mauricio Stycer critica a forma como a emissora realiza um debate apostando numa linha mais parecida com uma discussão de rede social na escolha de debatedores que fizeram o contraponto a Prioli durante sua participação.

"Eu chamei o negócio de teatral por causa disso, é uma coisa de passar impressão, não é uma coisa real. É uma vontade da CNN de querer dizer que ela é acima das opiniões, que ela está equidistante, e aí ela coloca isso, ela vai sublinhando demais posições ideologicamente antagônicas, não é essa a questão essencial. A questão essencial é discutir ideias, como o Chico falou, trazer ideias, trazer informação, ficou uma coisa que é caricatura de debate, realmente", afirma Stycer (disponível no vídeo acima a partir de 13:56).

"Você ouvir um cara que fica falando groselha no Twitter reproduzir essas mesmas coisas num debate de televisão, isso não é uma prova de pluripartidarismo, de pluralidade de ideias, e justamente foi isso o que o recado da Gabriela fica bem claro é que ela percebeu que ela estava ali ajudando a tornar normal uma coisa que é absurdamente sem pé e nem cabeça na verdade, ela fala de achismo, não dá para fazer debate com base em achismo", completa o jornalista.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Entretenimento