Topo
Entretenimento

OPINIÃO

Débora: 'Que as pessoas entendam que precisam respeitar o espaço do outro'

do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 04h00

Gabriela Prioli deixou o quadro Grande Debate da CNN Brasil depois de sofrer interrupções em sua fala pelo mediador Reinaldo Gottino durante a última sexta-feira, quando debatia com Tomé Abduch sobre a lei que permitiu a ida do ex-deputado federal Eduardo Cunha para prisão domiciliar.

No podcast UOL Vê TV #21, Débora Miranda comenta o episódio que chamou a atenção para o manterrupting, que é quando um homem interrompe uma mulher tentando mostrar que seu raciocínio é equivocado.

"Muitas vezes as pessoas ainda não se atentam para esse tipo de interrupção, como elas se colocam em cima de outras pessoas quando elas estão falando, especialmente quando são mulheres. Isso é uma coisa que frequentemente acontece, teve aquele caso muito clássico da Manuela D'Ávila no Roda Viva, que ela não conseguia falar, até chegaram a contar quantas vezes ela havia sido interrompida no programa", afirma Débora (disponível no vídeo acima a partir de 6:50).

"O Gottino naquela ocasião, como mediador do programa, ele, na minha opinião, invadiu bastante o espaço dela e ele entrou numa discussão que na verdade não era, não tinha a ver com o assunto, não tinha a ver com o papel dele de mediador. Então ele se colocou ali meio debatendo com ela um assunto, eu achei que foi, além de ser uma coisa que não tinha valor algum para discussão, foi uma coisa bastante invasiva, na verdade", completa.

Débora também chama a atenção para forma como homens podem ter percebido no caso de Prioli e Gottino que é preciso que estejam atentos para que não façam como o caso em que somou entre os motivos da saída da advogada do quadro.

"O ideal é que as pessoas entendam que elas precisam respeitar o espaço do outro, homem ou mulher, qualquer um que esteja falando. E entre os dois debatedores, essa mecânica sempre tem sido bastante respeitada assim nos debates que eles promoveram ali. Por mais que um ou outro faça alguma cara, dá risada do que o outro está falando, mostre alguma indignação, eles têm feito um debate bastante respeitoso no quesito ouvir a fala do outro antes de fazer a retórica, então eu acho que é um negócio importante de a gente falar", conclui Débora.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Entretenimento