Topo
Entretenimento

Luis Fonsi, Alejandro Sanz e astros do futebol fazem 'Live Aid' online

O cantor Alejandro Sanz - Gustavo Caballero/Getty Images
O cantor Alejandro Sanz Imagem: Gustavo Caballero/Getty Images
do UOL

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

28/03/2020 04h00

A partir das 14h (horário de Brasília) de hoje, 30 artistas latinos se apresentarão diretamente de suas casas em um dos maiores festivais online da história, transmitido ao vivo com o intuito de arrecadar fundos no combate à pandemia do coronavírus na Espanha, que já matou 5.000 pessoas no país e tem 64 mil casos confirmados.

Promovido pela entidade que organiza o campeonato espanhol, a La Liga, o beneficente LaLigaSantander Fest será uma espécie de Live Aid 3.0 de ar futebolístico, com participação de mais de 20 jogadores da primeira divisão espanhola, entre eles Gerard Piqué, que irão interagir com o público e pedir doações em qualquer valor.

Shakira e Gerard Piqué - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

"Juntos, conseguiremos convencer as pessoas sobre a importância de ficar em casa neste momento, enquanto arrecadamos dinheiro para comprar suprimentos médicos, que são tão necessários em momentos como esses", afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

A ideia é arrecadar em um dia milhões de euros, que serão revertidos em suprimentos médicos direcionados ao sistema de saúde espanhol, que se encontra em situação crítica, especialmente em Madri, onde um ringue de patinação no gelo foi transformado em necrotério provisório.

Um dos centros da pandemia, a Espanha fechou fronteiras e, esta semana, chegou a ultrapassar a Itália em número de mortes diárias. O presidente do Governo do país, Pedro Sánchez, declarou estado de emergência e uma quarentena que já dura 13 dias, com comércio e escolas fechados.

Quem participará

Artistas latinos cedidos pela gravadora Universal Music, que não receberão cachê. Luis Fonsi, Alejandro Sanz, David Bisbal, Aitana, Sebastián Yatra e Antonio Orozco estão entre os confirmados. Shakira deve fazer uma aparição com o marido Piqué (Barcelona). Os jogadores Ivan Rakitic (Barcelona), Sergio Ramos e Lucas Vázquez (Real Madrid) e Jesús Navas (Sevilla) também estão confirmados no festival, que será comandado pela atriz Eva Gonzalez, pelo apresentador Tony Aguilar e pelo tenista Rafa Nadal.

Como serão os shows

No formato live, como a de festivais que já vêm acontecendo na Europa e no Brasil, como o Festival Fico em Casa. As apresentações prometem ser intimistas, com participação de poucos músicos e novidades mostradas pelos artistas. Serão performances rápidas, com uma ou duas músicas, com duração total de pouco mais de 3 horas.

Onde assistir

As apresentações serão transmitidas ao vivo em todos os canais oficiais da LaLiga na internet e na plataforma LaLiga Sports TV. Emissoras de TV também poderão exibir o evento gratuitamente.

Como doar

Segundo o site do festival, as doações podem ser feitas pela plataforma Bizum e pelo banco Santander, por transferência ou cartões de crédito e débito. Até a noite de ontem, quase 6 milhões de euros (mais de R$ 32 milhões) já haviam sido doados. No início da campanha, o Banco Santander doou 500 mil euros.

Para onde vai a grana

Todos os recursos serão doados por meio da Fundação Banco Santander, que patrocina o campeonato espanhol e direcionará a maior parte dele para a compra de material sanitário, seguindo prioridades do governo, em parceria com o Conselho Superior de Esportes (CSD).

E o restante?

Segundo a organização, uma quantia menor será doada ao projeto #SaldremosJuntos, um programa lançado por Saul Ñiguez, zagueiro do Atlético de Madrid, com um grupo de atletas, jornalistas, influenciadores e designers que querem ajudar empresas espanholas de pequeno e médio porte e trabalhadores autônomos.

Entretenimento