Topo
Entretenimento

Coronavírus: 5 filmes que mostram como o mundo se virou em uma pandemia

Gwyneth Paltrow em cena do filme "Contágio" - Reprodução
Gwyneth Paltrow em cena do filme "Contágio" Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 04h00

Atenção! O texto abaixo pode conter spoilers. Pare de ler caso não queira saber o que acontece

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem uma pandemia do coronavírus — e o cinema está acostumado com isso. Segundo os especialistas, a pandemia é uma epidemia que ocorre ao redor do mundo aproximadamente ao mesmo tempo.

Diversos filmes já abordaram o tema em diferentes gêneros e formatos, e sempre são lembrados em momentos como esses.

Relembre a seguir filmes e séries que mostram como o mundo se virou em uma pandemia.

"Eu Sou a Lenda"

Cena do filme "Eu Sou a Lenda" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Eu Sou a Lenda"
Imagem: Reprodução

O filme pós-apocalíptico mistura ficção científica, terror e suspense para contar a história do virologista Robert Neville (Will Smith), o único imune a um vírus do sarampo que foi geneticamente modificado para tentar curar o câncer. Resultado: o vírus mata 90% dos infectados e o resto vira... "vampiro".

Neville tenta por diversas formas encontrar uma cura para a doença, inclusive capturando uma criatura infectada para ver os resultados de seus experimentos. Por fim, a humanidade consegue se salvar graças aos esforços do especialista.

"A Dança da Morte"

Cena da minissérie "A Dança da Morte" - Reprodução - Reprodução
Cena da minissérie "A Dança da Morte"
Imagem: Reprodução

O escritor Stephen King afirmou que o vírus de "A Dança da Morte" é muito mais sério do que o coronavírus, mas sua obra não deixou de ser lembrada nas últimas semanas. O livro, que virou minissérie nos anos 90, apresenta uma pandemia que mata 99% da população.

O vírus foi lançado, sem querer, de uma base secreta norte-americana que testava uma versão mais forte do vírus da gripe. Um soldado escapa do laboratório e cruza os Estados Unidos para visitar sua família, sem saber que está espalhando a doença.

A humanidade que resta fica dividida em facções com diferentes líderes e planos que brigam entre si e afastam cada vez mais a chance de encontrar uma cura. E o resultado final não é nada positivo.

Antes mesmo do coronavírus ganhar as notícias, uma nova adaptação do livro já tinha sido anunciado para 2020 — o momento praticamente perfeito.

"Contágio"

Cena do filme "Contágio" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Contágio"
Imagem: Reprodução

O filme de Steven Soderbergh é um dos mais lembrados, justamente pelo "realismo" proposto — não há zumbis, vampiros ou o planeta Terra destruído após a doença. O que existe é uma série de transmissões de um vírus que conseguiu matar milhões de pessoas ao redor do mundo.

Tudo começou por um morcego infectado que derruba uma banana no chão. A fruta é comida por um porco pouco antes de ser abatido. O animal é cortado e preparado por um chefe que aperta a mão da mulher que deu início ao contágio.

Assim como no coronavírus, há muitas "fake news" sendo espalhadas no boca a boca. Um teorista da conspiração começa a espalhar em seu blog que ele conseguiu se curar por conta do remédio produzido por uma planta, que rapidamente se esgota nas farmácias — algo que está sendo comum em certos países, como a Austrália.

Autoridades de saúde do mundo inteiro formam uma força-tarefa para encontrar uma vacina para a doença, que é testada na prática quando uma cientista vai visitar seu pai infectado e não fica doente.

"Guerra Mundial Z"

Pôster do filme "Guerra Mundial Z" - Reprodução - Reprodução
Pôster do filme "Guerra Mundial Z"
Imagem: Reprodução

Se em "Eu Sou a Lenda" os infectados podem se transformar em vampiros, no filme protagonizado por Brad Pitt eles viram zumbis. Uma doença misteriosa explode praticamente ao mesmo tempo e, para piorar, aqueles mordidos ou arranhados pelos infectados contraem a doença.

Pitt interpreta um ex-investigador da ONU que precisa se salvar ao lado da mulher e as duas filhas. O filme foi sucesso de bilheteria pelos efeitos visuais impressionantes e a jornada carregada de aventura.

Os militares criaram inúmeras bases para receber as pessoas enquanto a OMS continua tentava controlar a pandemia. Há uma união entre diferentes frentes até que um patógeno desconhecido que deixa as pessoas "camufladas" é testado. Agora que consegue passar despercebida pelas criaturas, a humanidade se reúne para enfrentar os zumbis.

"Epidemia"

Cena do filme "Epidemia" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Epidemia"
Imagem: Reprodução

O filme estrelado por Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman e Kevin Spacey mostra os bastidores de um vírus mortal que chega até a Califórnia por conta de um macaco contrabandeado.

A ideia mais interessante do filme é imaginar como as autoridades reagem a uma situação semelhante e quais são as discussões de bastidores que nós jamais ficaremos sabendo. Décadas antes, o exército bolou uma operação para tentar controlar o vírus: matar todos para que a doença não se espalhasse a níveis mundiais.

Para piorar, um novo general sugere que o vírus precisa ser preservado para virar uma arma biológica. Porém, as autoridades conseguem se unir e os planos mirabolantes são derrotados com a descoberta de uma cura.

Entretenimento