Topo
Entretenimento

Ex-atriz diz que Weinstein a tocou e propôs sexo em troca de contrato

29/01/2020 15h28

Por Brendan Pierson

NOVA YORK (Reuters) - Uma figurinista e ex-atriz disse no julgamento de estupro de Harvey Weinstein, nesta quarta-feira, que o ex-produtor de Hollywood a tocou debaixo da saia e depois propôs fazer sexo em troca de contratos em filmes.

Dawn Dunning não está entre as mulheres que Weinstein é acusado de ter abusado sexualmente. Ela é uma das três que os promotores convocaram para reforçar a argumentação contra Weinstein, tentando fornecer evidências das motivações e métodos do ex-produtor.

Weinstein, de 67 anos, se declarou inocente de agredir sexualmente Mimi Haleyi e Jessica Mann. Desde 2017, mais de 80 mulheres, incluindo muitas atrizes famosas, acusaram Weinstein de má conduta sexual.

As acusações alimentaram o movimento #MeToo, no qual mulheres acusam homens poderosos no mundo dos negócios, entretenimento, mídia e política de má conduta sexual. O julgamento de Weinstein é amplamente visto como um marco importante no movimento.

Weinstein, que produziu "O Paciente Inglês" e "Shakespeare Apaixonado", nega as acusações e afirma que os encontros sexuais foram consensuais.

Dunning disse nesta quarta-feira que, na primavera de 2004, Weinstein a convidou para ir a um hotel no SoHo, onde um filme estava sendo gravado. Quando ela chegou, Weinstein a levou para um quarto e, sem qualquer aviso, colocou a mão debaixo da saia dela e tocou em sua vagina, contou ela.

"Demorou alguns segundos, mas eu meio que congelei por um minuto e depois me levantei", declarou. "Ele me disse para não fazer muita coisa a respeito. Ele pediu desculpas, disse que isso não aconteceria novamente."

Algumas semanas depois, segundo Dunning, um assistente de Weinstein a convidou para outra reunião em um hotel para discutir oportunidades de atuação.

Quando ela chegou, segundo contou no depoimento, Weinstein a recebeu com um roupão de banho e disse que ele a contrataria pelos próximos três filmes se ela fizesse sexo com ele e seu assistente.

Entretenimento