Análise: Após 3 anos, Fofocalizando, do SBT, patina em 3º no ibope
Engana-se quem AINDA acha que fofoca dá grande audiência para as emissoras de TV.
Com exceção do quadro "A Hora da Venenosa", da Record, que chega a dois dígitos, a maioria dos programas fofoqueiros não tem grande público.
Exemplo é o "Fofocalizando", do SBT, que na semana passada completou três anos no ar (com esse nome).
Após 36 meses ele segue empacado em terceiro lugar em audiência na Grande SP, o principal termômetro da publicidade nacional.
Silvio Santos já mudou nome do programa (era "Fofocando" entre agosto e dezembro de 2016), diretor, integrantes, cenário, formato e pauta.
Nem assim a atração decola nas tardes da TV aberta brasileira (veja os índices ao final da coluna).
O programa bate de frente com a reprises de novelas da Record, que vem acertando a mão nas escolhas.
Na verdade o SBT tem sido derrotado pela Record na faixa vespertina (12h às 18h) há quatro anos consecutivos.
Embora tenha alguma repercussão nas redes sociais, o "Fofocalizando" precisaria ganhar mais audiência, pois o que sustenta uma produção de TV é o anunciante, e não clique ou hashtag na internet.
O programa tem muitos problemas. A saber (opinião do colunista);
1) Surgiu em um daqueles improvisos de Silvio Santos para tentar imitar a Record, que estava fazendo sucesso com Fabíola Reipert; isso já deu certo no passado ("A Casa dos Artistas", por exemplo), mas não mais;
2) O programa tem falta de conteúdo. Boa parte das vezes está apenas repercutindo o que todo mundo já leu em sites horas antes;
3) O elenco que está no ar neste momento é muito irregular e pouco simpático
3) No horário em que está hoje o "Fofocalizando" ainda bate de frente com o "A Tarde é Sua", de Sonia Abrão, que tem mais perfil de fofoca que a atração do SBT.
4) Voltamos ao "lide" deste texto: como outros programas de fofoca da TV, o do SBT não dá grande ibope simplesmente porque esse assunto não parece "bombar" nunca em TV —ao contrário de sites.
Veja abaixo comparativo de audiência do "Fofocando" e do "Fofocalizando" com as outras TVs no horário.
Dados da Grande São Paulo, mensurados pela Kantar Ibope Media
(cada ponto é igual hoje a 74,5 mil domicílios)
2016
Globo - 12,4 pontos
Record - 8,1 pontos
Fofocando (SBT) - 5,4 pontos
2017
Globo - 12,5 pontos
Record - 7,2 pontos
Fofocalizando (SBT) - 5,5 pontos
2018
Globo - 12,6 pontos
Record - 6,5 pontos
Fofocalizando - 6,1 pontos
2019
Globo - 12,0 pontos
Record - 7,4 pontos
Fofocalizando - 5,5 pontos
2020* (até 24 de janeiro)
Globo - 11,2 pontos
Record - 6,9 pontos
Fofocalizando - 5,4 pontos
Fonte: Dados da Kantar Ibope obtidos pela coluna junto a fontes nas TVs; por questões contratuais, o Ibope não pode divulgar esses comparativos
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.