Topo
Entretenimento

Oscar 2020 oferecerá menus inteiramente veganos pela primeira vez

Oscar 2020 terá menu vegano pela primeira vez - Reprodução
Oscar 2020 terá menu vegano pela primeira vez Imagem: Reprodução
do UOL

Colaboração para o UOL

de São Paulo

27/01/2020 17h45

Assim como aconteceu na cerimônia do Globo de Ouro deste ano, o Oscar 2020 está cada vez mais preocupado em oferecer alimentos saudáveis para seus convidados.

De acordo com a revista Variety, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que oferecerá aos convidados um menu inteiramente vegano no tradicional almoço dos indicados, que acontece hoje. Além disso, o famoso Governor's Ball, festa pós-cerimônia já tradicional em Hollywood, será 70% vegetal, sendo os outros 30% vegetariano e com opções de carne e peixe.

Ainda segundo a reportagem, a Academia garantiu que todos os alimentos serão produzidos de forma responsável e cultivados de forma sustentável.

Um comunicado foi distribuído à imprensa americana falando sobre o assunto. "A Academia é uma organização de contadores de histórias de todo o mundo, e devemos à nossa associação global um compromisso de apoiar o planeta", disse a organização no começo do documento.

"Na última década, a Academia se comprometeu a reduzir sua pegada de carbono. Nos últimos sete anos, a mostra do Oscar teve uma impressão de zero carbono. Continuamos a expandir nosso plano de sustentabilidade com o objetivo final de nos tornar neutros em carbono", finalizou.

No começo desse ano, a Hollywood Foreign Press Association, responsável pelo cardápio da festa do Globo de Ouro, decidiu de última hora ter seu menu em base de plantas. Originalmente, o cardápio trazia um prato de robalo chileno, mas foi alterado para "vieiras" de cogumelos ostra-rei com risoto de cogumelos selvagens e legumes, além de um aperitivo gelado de sopa de beterraba dourada.

Um dos maiores defensores da ideia é Joaquin Phoenix, indicado ao prêmio de Melhor Ator por seu trabalho em Coringa. A Variety afirmou, no começo do mês, que ele foi um dos grandes responsáveis por influenciar a associação a implementar o cardápio vegano.

"Eu queria agradecer à Hollywood Foreign Press por reconhecer a ligação entre agropecuária e o aquecimento global, é muito corajoso da parte de vocês fazer (o cardápio) desta noite a base de plantas", disse Phoenix no palco, quando recebeu o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático. Na coletiva que aconteceu depois da premiação, ele disse que foi a primeira vez que conseguiu comer durante a cerimônia.

Entretenimento