Topo
Entretenimento

Robert Downey Jr. defende blackface em filme: "É sobre quão errado isso é"

Robert Downey Jr. em cena de Trovão Tropical (2008) - Divulgação/IMDb
Robert Downey Jr. em cena de Trovão Tropical (2008) Imagem: Divulgação/IMDb
do UOL

Do UOL, em São Paulo

21/01/2020 14h25

Resumo da notícia

  • Robert Downey Jr. não se arrepende de papel em Trovão Tropical
  • Na comédia de 2008, ele é um ator que vive personagem negro usando blackface
  • "O filme é sobre o quão errado é fazer isso", defendeu Downey Jr.

Robert Downey Jr. defendeu o seu papel como um ator branco interpretando um homem negro na comédia Trovão Tropical, personagem que lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 2009.

Em nova entrevista ao Joe Rogan Show, ele disse que as piadas do filme são sobre "o quão errada é a prática do blackface".

Downey Jr. admitiu que algumas pessoas o aconselharam a não aceitar o papel. "Minha mãe ficou horrorizada. Ela disse: 'Bobby, tenho um sentimento ruim sobre isso'. E eu disse: 'Sim, eu também, mãe'", brincou.

"Ben Stiller [diretor e astro do filme] me ligou e disse que estava trabalhando neste projeto. Parece até que Sean Penn recusou [o papel], muito sabiamente. Então eu pensei: 'Vou fazer isso, e fazer logo depois de Homem de Ferro'", continuou.

"Por um momento eu me arrependi e pensei que era uma ideia horrível, mas depois precisei pensar: 'Onde está o seu coração, cara?'. Eu pensei... posso ser negro por um tempo, enquanto filmamos, o que é ótimo para mim", disse ainda.

"Por outro lado, posso expor o quão presunçosos são esses atores que acham que podem fazer qualquer coisa", refletiu. "Em minha defesa, o filme é sobre o quão errado é fazer blackface".

Downey Jr. ainda disse que "90% dos seus amigos negros" não se importaram. "É difícil discordar dos outros 10%, mas ao mesmo tempo eu sei qual era a minha intenção ao fazer isso. Não que isso seja uma desculpa, mas o filme começou um diálogo sobre blackface", completou.

Entretenimento