Topo
Entretenimento

Rainha sobre Harry e Meghan: "Reconheço os desafios que tiveram"

25.dez.2019 - A rainha Elizabeth II comparece a missa de celebração do Natal na Inglaterra - Ben Stansall/AFP
25.dez.2019 - A rainha Elizabeth II comparece a missa de celebração do Natal na Inglaterra Imagem: Ben Stansall/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/01/2020 15h44

A Rainha Elizabeth II se pronunciou sobre a saída do príncipe Harry e de Meghan Markle, duquesa de Sussex, dos deveres oficias da família real. Em um comunicado oficial, a monarca disse que apoia a decisão dos dois e que reconhece que os dois tiveram "desafios" dentro da família real.

"Após muitos meses de conversas e discussões mais recentes, eu estou feliz que juntos conseguimos encontrar um caminho construtivo e apoiador adiante para meu neto e sua família. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros amados da minha família. Eu reconheço os desafios que eles tiveram por conta de um intenso escrutínio ao longo dos dois últimos anos e apoio o desejo deles por uma vida mais independente", afirma ela.

A rainha também agradeceu aos dois pelos serviços prestados e declarou que se sente orgulhosa de Meghan.

"Eu quero agradece-los por seu trabalho dedicado ao redor do país, a Comunidade das Nações e além, e estou particularmente orgulhosa de como Meghan tão rapidamente se tornou parte da família. É a esperança de toda a minha família que o acordo de hoje permita que eles comecem construir uma vida feliz e pacífica", conclui.

Em um comunicado do Palácio de Buckingham, é informado que os dois não poderão mais usar os títulos de "suas majestades reais", e devolverão o dinheiro de contribuintes britânicos que foi usado para reformar a casa dos dois, cerca de 2,4 milhões de libras.

Após a decisão de Harry e Meghan, foi realizada uma reunião de emergência para resolver a crise causada pelo anúncio na família real e a rainha Elizabeth concordou com a situação.

Agora, os duques de Sussex devem dividir o tempo entre o Reino Unido e o Canadá, passando ainda mais tempo na América do Norte. Meghan, inclusive, voltou às terras canadenses para ficar com seu filho Archie no último final de semana.

O caso ficou conhecido como Megxit e teve enorme repercussão dentro e fora do Reino Unido, com um jornal canadense dizendo que os dois não são bem-vindos no país e com produtos com o termo Megxit sendo vendidos online.

Entretenimento