Topo
Entretenimento

Quer fazer geladinho gourmet? Veja dicas e receitas para saborear ou vender

Geladinhos gourmet são uma ótima opção de sobremesa para saborear no verão - Nandu Andrade
Geladinhos gourmet são uma ótima opção de sobremesa para saborear no verão Imagem: Nandu Andrade
do UOL

Fernanda Fadel

Do UOL

18/01/2020 04h00

Geladinho, gelinho, sacolé, chup chup, flau, dindin. Os nomes variam de acordo com a região do país, mas o picolé no saquinho é unânime como receita refrescante.

A sobremesa ficou popular nas praias, ganhou sabores diversos e, nos últimos anos, trilhou o inevitável caminho da gourmetização, com receitas que incluem ingredientes especiais. De quebra, transformou-se em importante fonte de renda para muitos brasileiros (veja, no final da reportagem, dicas para fazer do geladinho seu negócio).

Geladinho, sacolé - iStock - iStock
Imagem: iStock

Um dos ícones do geladinho gourmet é o youtuber Nandu Andrade que ensina em seu canal todos os segredos da sobremesa. Especialmente para o UOL Receitas, ele selecionou os principais macetes e cinco receitas de sucesso.

Uso da liga neutra

"A liga neutra serve para deixar o geladinho cremoso, evitar o aparecimento de cristais de gelo e retardar o derretimento. Ela dá uma textura mais agradável e profissional. Porém, cuidado: o uso em excesso pode ter o efeito inverso, acelerando o derretimento e conferindo uma textura de mousse. Para cada litro de leite, utilize apenas uma colher de sopa rasa da liga neutra".

Atenção com as misturas

"Tome cuidado para não exagerar em coberturas muito doces. O geladinho pode ficar enjoativo ou não harmonizar os sabores. Por exemplo, o de paçoca com cobertura de Nutella fica bom. Já o de paçoca com calda de leite condensado pode ficar enjoativo!".

Higiene é fundamental

"Lembre-se de tirar os anéis, usar luvas e toucas na hora do preparo dos geladinhos. Outra dica é nunca assoprar para abrir os saquinhos, pois isso pode causar contaminações".

Geladinho, sacolé, flau - iStock - iStock
Imagem: iStock

Validade

"A higiene correta é fundamental também para conservar o produto por mais tempo. No congelador, os geladinhos duram, em média, dois meses. É importante não desligar a geladeira ou freezer em nenhum momento, pois isso compromete o congelamento".

Cozido X in natura

"O geladinho ganha uma validade extra quando fervemos as frutas com açúcar para o preparo. Na minha receita de leite ninho com morango (abaixo), por exemplo, fervo uma caixinha da fruta na panela com duas colheres de sopa de açúcar. Ele dura mais do que o feito com morango in natura. Este truque pode ser utilizado com outras frutas".

Fora do congelador

"Tirando o geladinho do congelador, é preciso tomar cuidado com o tempo que fica em bolsa térmica ou isopor. O tempo máximo é de três horas, dependendo da qualidade do recipiente. Uma dica é acrescentar uma placa de gelo em gel dentro para ajudar a manter a refrigeração".

5 receitas de geladinhos gourmet de Nandu Andrade

- Geladinho gourmet de leite ninho com morango

Receita de mornago com leite ninho - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Doce e tropical, a combinação dos ingredientes deste picolé de ninho com fruta é irresistível! Quer fazer também? Confira o passo a passo.

- Geladinho gourmet de menta com chocolate

Receita de geladinho gourmet de menta com chocolate de Nandu Andrade - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Esta receita garante uma casquinha crocante de chocolate envolvendo a sobremesa de menta. Veja a receita na íntegra.

- Geladinho gourmet de paçoca, brigadeiro e Romeu e Julieta

Geladinhos gourmet do youtuber Nandu Andrade - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Aqui vai a sugestão para fazer dois sabores que são quase infalíveis para o paladar e um bem gourmet, de queijo com goiabada. Confira a descrição completa de Nandu Andrade aqui.

Dinheiro com o "dindin"

Caso sua intenção seja fazer os geladinhos gourmet para vender, o youtuber Nandu Andrade dá o caminhos das pedras para quem vai fazer da sobremesa um negócio:

Saquinho e embalagem

"Compre saquinhos de boa qualidade, caso contrário, eles podem estar furados, estourar na hora de amarrar ou no congelador, causando um prejuízo maior. Outra dica que dou é colocar o geladinho em um saquinho e, depois que estiver congelado, lavar a parte externa e colocar em um outro saquinho um pouco maior. Como ele é consumido diretamente na embalagem, uma segunda camada de proteção confere maior higiene e demonstra ao seu cliente o zelo pela qualidade do produto."

Economia

"Compre os ingredientes em mercados atacadistas. Nesses locais, você consegue adquirir em maior quantidade e a preços melhores, vai sair muito mais em conta."

Seja visto

"Crie uma marca para a sua empresa, faça adesivos e coloque nas embalagens. Lembre-se de criar uma marca clean, visível em vários tamanhos e fácil de lembrar."

Use as redes sociais

"Para fortalecer a marca, crie páginas nas redes sociais, tais como Facebook e Instagram, tire fotos bonitas e divulgue os seus produtos. Isso vai conferir maior credibilidade e aumentar seu potencial de atingir mais clientes."

Precificação do geladinho

"É importante anotar o valor de tudo o que você utilizou para a receita. Faça a soma, divida pela quantidade de geladinhos que rendeu e multiplique este valor por três. Este será o preço base de venda. É importante também acrescentar neste cálculo um valor proporcional referente às despesas de energia, gás e água para ter lucro nas vendas."

Entretenimento