Topo
Entretenimento

Thiago Martins é criticado por posição contra cotas raciais: "Vergonhoso"

Thiago Martins é Ryan em Amor de Mãe - João Cotta/Globo
Thiago Martins é Ryan em Amor de Mãe Imagem: João Cotta/Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/01/2020 11h38

Resumo da notícia

  • Ator Thiago Martins se posicionou contra cotas raciais em universidades, atraindo críticas
  • "A cota me machuca, por exemplo, isso dói. É vergonhoso", disse em entrevista
  • "Estuda mais antes de falar", pediu internauta nos comentários do vídeo no YouTube

O ator Thiago Martins foi criticado na web por se posicionar contra as cotas raciais em universidades. Em entrevista ao canal Na Real, do youtuber Bruno Simone, ele explicou que sente "vergonha" do programa de cotas.

No ar em Amor de Mãe, Thiago lamentou que o Brasil esteja vivendo "na época do mimimi". "A cota me machuca, por exemplo, isso dói. É vergonhoso. Isso dói porque a cor da pele não muda nossa inteligência e nosso caráter, nós somos iguais. A única coisa que muda é nossa pele", disse.

"Para quê existe cota para os negros? Não! Universidade e escola têm que ser para todo mundo. Emprego tem que ser pra todo mundo", justificou.

"A gente vê exemplos de negros bem-sucedidos pelo país, tanto na música, quanto no futebol, quanto sendo advogado, porque tiveram a chance e aproveitaram. Hoje eu aplaudo realmente os discursos", disse ainda.

As críticas à posição do ator ocorreram até nos comentários do vídeo no YouTube. "Estuda mais sobre o sistema de cotas. São mais de 300 anos de diferença. Cota é necessário sim. Estude mais um pouco, por favor, assim você fala com mais propriedade", disse um usuário.

"Mimimi? Não, estamos vivendo uma época de evolução! O certo é certo e o errado é errado! Você escolhe se quer ficar no lado de gente pensante, evoluída e coerente, ou ficar ao lado da galera da terra plana!", comentou outro.

Hoje, Thiago Martins usou o Instagram para explicar sua posição. "Sou contra o sistema, não conta as cotas! Sou cria da Favela do Vidigal, tenho consciência da minha cor e vi de perto a discriminação. Aliás, vejo até hoje!", começou o ator.

"Tenho amigos do 'Nós do Morro' que não tiveram a mesma oportunidade que eu, e isso só reforça que o preconceito não acabou, ainda temos um longo caminho a percorrer. Infelizmente vivemos em um país racista e preconceituoso", acrescentou Thiago.

"Hoje tenho consciência do lugar de privilégio que alcancei. Acredito que o Brasil só vai pagar sua dívida histórica quando tiver políticas públicas que garantam a todos igualdade de condições e oportunidades de desenvolvimento. Cotas não são esmolas, é o mínimo que o estado pode fazer para uma reparação histórica e cultural", disse ele.

"Enquanto os negros não forem maioria nas unidades e nos lugares de poder, nada vai mudar. Repito: o que quis dizer é que sou contra o sistema, e não contra as cotas! Antes do ataque, estou aberto ao diálogo. Acredito que assim chegaremos a lugar melhores", concluiu.

Confira algumas reações de internautas:

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Entretenimento