Topo
Entretenimento

Bumba Meu Boi do MA é eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

11/12/2019 16h07

Bogotá, 11 dez (EFE).- O Bumba Meu Boi do Maranhão foi incluído nesta quarta-feira pela Unesco na Lista na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo informou a organização, que está reunida em Bogotá, na Colômbia.

"Um evento ritualístico que ocorre três vezes por ano para marcar o nascimento, a vida e a morte. Além de dança e da música há teatro, artesanato e outros elementos envolvidos na preparação e durante as celebrações", aponta comunicado da Unesco.

A decisão foi tomada durante o 14º Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco, que está reunido desde segunda-feira em Bogotá, para analisar e debater sobre 41 manifestações concorrentes para se somarem a lista de 429 expressões já inscritas.

A organização lembrou que, embora a manifestação esteja presente em outros estados, o Bumba Meu Boi do Maranhão se destaca por reunir diferentes grupos e estilos, dando ênfase na relação intrínseca que acontece entre "crenças, festas e artes".

"A cada ano, os grupos de Bumba do Maranhão reinventam a celebração desta prática cultural, compondo novas canções, representando comédias inéditas e criando bordados novos para a indumentária dos artistas e a tela com que o boi está coberto", explica o comunicado.

A Unesco ainda aponta que a festa tem duração de oito meses, por ser formada por várias etapas, como ensaios, pré-temporada e batizados, com a transmissão para as novas gerações.

Junto com a manifestação do Maranhão, outras quatro foram incluídas na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial, de Botsuana, Filipinas, Ilhas Maurício e Quênia. EFE

Entretenimento