Topo
Entretenimento

Ciberataque atinge Pensacola, cidade americana onde saudita atacou base naval

09/12/2019 19h00

Miami, 9 dez 2019 (AFP) - Autoridades reportaram nesta segunda-feira (9) um incidente cibernético na Prefeitura de Pensacola, mesma cidade do norte da Flórida onde fica a base naval americana atacada na sexta-feira por um estudante saudita.

O suposto ataque virtual, realizado no fim de semana, afeta os correios eletrônicos, algumas linhas de telefone da cidade e pagamentos on-line, entre eles os da companhia energética e de serviços sanitários, informou a autoridade local.

"Neste ponto estamos agindo em duas direções diferentes", disse o prefeito, Grover Robinson, em coletiva de imprensa. "Estamos tratando-o do ponto de vista legal (...), tentando descobrir quem o executou. Segundo, estamos tentando recuperar nosso sistema".

Na sexta-feira, na mesma cidade, Mohamed Alshamrani, um membro de 21 anos da Força Aérea Saudita abriu fogo contra uma base aeronaval em Pensacola, matando três pessoas antes de ser morto pela Polícia.

O prefeito não confirmou se o potencial ciberataque está vinculado a este incidente.

O FBI, que investiga o ataque de Alshamrani como um possível atentado terrorista, indicou que trabalha com a administração da cidade de Pensacola nas investigações sobre a interrupção dos serviços cibernéticos.

"A cidade de Pensacola notificou o FBI sobre um potencial incidente cibernético. Estamos provendo serviços para assisti-los. Não há informação adicional no momento", informou o escritório local do FBI em Jacksonville, Florida.

lm/mls/mvv

Entretenimento