Topo
Entretenimento

Tarcísio Meira critica afastamento da TV: "Autores não gostam de velhos"

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

06/12/2019 18h45

Em cena com a peça O Camareiro, no Teatro Faap, em São Paulo, Tarcísio Meira discutiu os motivos pelos quais continua trabalhando em cima dos palcos mesmo com a saúde debilitada, além dos motivos pelos quais ter optado por esse caminho longe da televisão.

"Os autores não acreditam que existam velhos na família brasileira, nem que eles tenham papel relevante. Sabe como é, são jovens autores, que se preocupam com os jovens. O que eles deveriam saber é que hoje são as pessoas de idade que passam mais tempo na frente da televisão assistindo às novelas. E essas pessoas sempre acompanharam minha carreira e a da Glória", disse em entrevista à revista Veja.

O ator, aos 84 anos, comentou ainda sobre o tempo em que esteve internado antes da estreia.

"Fiquei onze dias no hospital com uma pneumonia braba, e tivemos de adiar a estreia em duas semanas. Passei meu último aniversário, em outubro, também internado. Ganhei festinha, bolo, os médicos e os enfermeiros cantaram Parabéns para mim. Nos dois últimos anos, tive duas gripes fortes que atacaram meus pulmões", relembrou.

Abordando o tema do espetáculo, em que seu personagem está à beira da morte, Tarcísio discutiu como lida com a passagem do tempo.

"A morte me assusta. Ninguém gosta de pensar que o fim está chegando. Mas ele está chegando para mim. É triste também lidar com a perda dos amigos. Certa vez, fui receber um prêmio de cinema. Dei de cara com o diretor de teatro Antunes Filho. Foi uma alegria, porque fazia anos que não o via. Eu disse: 'Antunes, somos sobreviventes'. Pouco tempo depois, o próprio Antunes morreu. A esta altura da vida, muitos colegas da minha idade se foram. Daqui a pouco, vou eu. Talvez eu deixe um vazio nas pessoas", acrescentou.

Por fim, o ator opina sobre a escolha de continuar trabalhando: "Artista não se aposenta. Quer trabalhar, enquanto houver trabalho para ele. Isso não tem idade: existe sempre a mesma vontade de fazer as coisas. Eu retomei a peça porque ela é belíssima, e achei uma pena não ter sido vista tanto quanto deveria, pois precisei encerrar a temporada em 2015, por causa de meus compromissos na televisão. Na minha idade, como encontrar outro personagem tão instigante?".

Entretenimento