Topo
Entretenimento

Vinhos dos EUA, França, Itália, Austrália e Chile dominam famoso top 10

iStock/Getty Images
Imagem: iStock/Getty Images
do UOL

Do UOL

19/11/2019 09h35

Referência para muitos apaixonados por vinhos, a revista norte-americana "Wine Spectator" revelou nesta segunda (18) a lista dos 100 melhores vinhos do ano. Nos dez primeiros lugares, pouca surpresa: exemplares de EUA, França, Itália, Austrália e Chile dominam.

O campeão foi o Bordeaux já consagrado Château Léoville Barton, que conquistou nota 97 de 100. Produto da família Barton desde o século 19, a vinícola mantém a tradição. Segundo os jurados da publicação, trata-se de um vinho elegante, com personalidade e que envelhece bem.

Em seguida, o californiano Mayacamas; em terceiro, o chianti San Giusto a Rentennano; em quarto e quinto lugares os Groth e Roederer Estate, dos EUA; em sexto, o Château de Beaucastel, do Vale do Rhône, na França; em sétimo, mais um norte-americano Ramey; em oitavo outro bordalês, o Château Pichon Baron; depois o australiano Penfolds, e, por fim, o único representante sul-americano no top 10: o chileno Viña Almaviva.

A lista completa dos 100 melhores do ano está disponível no site da publicação e, por ela, é possível perceber que vinícolas e produções clássicas não perdem a majestade.

A avaliação é realizada todos os anos, desde 1988, sob critérios de qualidade, valor, disponibilidade e, claro, encantamento dos jurados.

Entretenimento