Topo
Entretenimento

Festival de cinema de Mar del Plata se concentrará em gênero e homenagem a diretor argentino

16/10/2019 18h16

Por Lucila Sigal

BUENOS AIRES (Reuters) - A 34ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, cuja direção artística está nas mãos de uma mulher, continuará este ano com um fórum de perspectiva de gênero e prestará homenagem ao diretor José Martínez Suárez, que foi seu presidente por mais de 10 anos.

Martínez Suárez, que morreu em agosto aos 93 anos e presidiu o festival até o final, será homenageado com a instauração de um novo prêmio oficial que levará seu nome ao melhor diretor da competição argentina, além de uma instalação com fotos dele e o livro "Homenajes IV", uma coleção sobre grandes figuras do cinema nacional.

O filme de abertura também lembrará o famoso diretor com a exibição remasterizada de “Los Muchachos de Antes no Usaban Arsénico" (1976). O filme de encerramento será "O Irlandês" (2019), dirigido por Martin Scorsese.

"O que distinguirá esta edição é que José Martínez Suárez não estará presente. Por isso o faremos presente através de diferentes homenagens, com o livro, com a instalação de fotografias, com o filme de abertura, com o prêmio tributo que leva seu nome", disse à Reuters Cecilia Barrionuevo, diretora artística do evento.

O festival, único classe "A" da América Latina, realizará a segunda edição do fórum de perspectiva de gênero que busca refletir sobre a construção da igualdade nos diferentes campos cinematográficos, em um país com fortes grupos de mulheres do mundo do cinema que têm reivindicado paridade.

Entretenimento