Topo
Entretenimento

Cidade italiana alerta turistas a não usarem o Google Maps

Polícia instala placas alertando para que turistas evitem o uso do Google Maps em Baunei, na Itália - Comune di Baunei
Polícia instala placas alertando para que turistas evitem o uso do Google Maps em Baunei, na Itália Imagem: Comune di Baunei
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2019 13h17

Autoridades de uma cidade na ilha italiana de Sardenha estão fazendo um apelo aos turistas para que não usem o Google Maps como guia para se deslocarem pela região. Nos últimos dois anos, motoristas e aventureiros fizeram 144 ligações de emergência para avisar que estavam perdidos.

Salvatore Corrias, prefeito de Baunei, na região de Ogliastra, contou que o município está instalando placas de aviso em italiano e inglês para alertar os turistas a não seguirem o aplicativo.

Segundo Corrias, os turistas se perdem ou ficam presos ao tentarem acessar as praias escondidas de Baunei.

"Muitos carros como sedans e hatches estão ficando presos em estradas intransitáveis. Isso também acontece com alguns veículos offroad. O motivo é que eles seguem o Google Maps, que oferece geralmente instruções enganosas em nossas estradas", disse Corrias à CNN.

Em um dos incidentes mais famosos, um Porsche ficou atolado em uma estrada na região da montanha Supramonte. Os dois turistas que estavam no veículo tentavam acessar a região famosa por sua enseada de areia branca.

O resgate de turistas perdidos ou com veículos atolados é feito gratuitamente. Os serviços de emergência, no entanto, são financiados pela comunidade local.

O prefeito informou que o governo municipal está em contato com o Google Maps para corrigir os erros, mas que, por enquanto, é recomendável o uso de mapas de papel em vez do GPS.

"Ou ainda melhor, use nossos guias locais. Nenhum deles jamais colocará um visitante em perigo", disse.

O Google afirmou que a empresa está investigando a situação.

Entretenimento