Topo
Entretenimento

Câmara faz sessão solene em homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro discursou na inauguração do chamado MG4 (Módulo de Gravação 4) - Victor Pollak/Globo e Paulo Belote/Globo
Fernanda Montenegro discursou na inauguração do chamado MG4 (Módulo de Gravação 4) Imagem: Victor Pollak/Globo e Paulo Belote/Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 18h35

A Câmara dos Deputados realizou uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro, que completa hoje 90 anos, em sessão solene no plenário nesta tarde. O ato foi sucedido pelo lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros.

A artista, que não estava presente, foi citada por ter sido a única brasileira indicada a um Oscar de melhor atriz, pela participação em Central do Brasil. Além dos parlamentares, representantes culturais, como cineastas e diretores, também estiveram na sessão.

"O mundo inteiro admira a cultura brasileira, que faz a gente pensar. Talvez por isso esteja sendo tão perseguida", declarou o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

A sessão, que teve início às 13h47 e seguiu até 15h46, teve críticas ao governo atual e às modificações feitas no cinema brasileiro. Também houve alusão às críticas feitas pelo dramaturgo Roberto Alvim, diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, a atriz.

Coordenador da nova frente, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) afirmou ter encabeçado a iniciativa pois "a cultura brasileira é alvo de diversos ataques desde a chegada do atual governo, inclusive com a extinção do Ministério da Cultura", disse ao portal da Casa.

A frente foi criada com as assinaturas de 245 deputados e 18 senadores.

Entretenimento