Topo
Entretenimento

O Irlandês: Scorsese fala sobre retomada de parceria com Robert De Niro

Martin Scorsese e Robert De Niro na pré-estreia de O Irlandês no Festival de Londres - Gareth Cattermole/Getty Images
Martin Scorsese e Robert De Niro na pré-estreia de O Irlandês no Festival de Londres Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images

Marie-Louise Gumuchian

De Londres

14/10/2019 13h14

Martin Scorsese se reencontrou com Robert De Niro em O Irlandês, um filme de máfia de três horas e meia que o diretor disse ter decidido fazer com seu colaborador frequente para levar adiante o trabalho anterior da dupla, e não repeti-lo.

Transcorrendo ao longo de várias décadas, O Irlandês trata de uma família do crime organizado do estado norte-americano da Pensilvânia, e tem os vencedores do Oscar De Niro, Al Pacino e Joe Pesci nos papéis principais.

O filme da Netflix, que encerra o Festival de Cinema de Londres no domingo, usa uma tecnologia de rejuvenescimento digital para mostrar os personagens com cerca de 30 e 40 anos de idade. De Niro, Pesci e Pacino estão em torno dos 70 anos.

"Eu realmente estava em busca de algo com Bob [De Niro], para enriquecer mais ou menos o que fizemos nos anos 1970 e 1980 e no início dos 1990", disse Scorsese em uma coletiva de imprensa.

"Só repetir o que estávamos tentando fazer no início de nossas carreiras não seria enriquecedor de maneira nenhuma."

O personagem de De Niro, Frank Sheeran, narra a história já na terceira idade. Nos flashbacks, o público o vê como soldado, caminhoneiro e enfim assassino de aluguel da máfia depois de conhecer o chefe do crime organizado Russell Bufalino, vivido por Pesci.

O enredo, baseado no livro I Heard You Paint Houses, de Charles Brandt, tem ligação com o desaparecimento do líder sindical norte-americano Jimmy Hoffa, encarnado por Pacino em sua primeira colaboração com Scorsese.

"Eu conheço Marty e Bob há muito tempo, então quando Bob... me ligou... pareceu muito interessante, e a oportunidade de trabalhar com eles era muito importante para mim", disse Pacino. "Durante anos nós quase trabalhamos juntos, Marty e eu."

A produção, que recebeu resenhas entusiasmadas de críticos que o veem como concorrente ao Oscar, será exibida nos cinemas por pouco tempo antes e depois de seu lançamento, no dia 27 de novembro, na Netflix.

"A concepção original do que um filme é e onde deve ser visto mudou radicalmente agora", opinou Scorsese.

Durante uma conversa no festival ocorrida na sexta-feira, De Niro disse que "gosta de filmes, gosto do fato de que... eles duram para sempre", acrescentando que espera ser lembrado "favoravelmente".

*Reportagem adicional de Sarah Mills

Entretenimento