Topo
Entretenimento

Ex-Pânico, Sterblitch estreia em Éramos Seis e diz por que fugia de novela

Eduardo Sterblitch viverá Zeca na novela Éramos Seis - Raquel Cunha/TV Globo
Eduardo Sterblitch viverá Zeca na novela Éramos Seis Imagem: Raquel Cunha/TV Globo
do UOL

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

23/09/2019 04h00

Eduardo Sterblitch ficou nacionalmente conhecido com seus personagens de humor no Pânico. Freddy Mercury Prateado, César Polvilho e Poderoso Castiga foram alguns dos papéis de sucesso no extinto programa.

Em 2017, Sterblitch migrou para a Globo, foi comentarista do Amor & Sexo, participou do PopStar, do Tá no Ar e, neste ano, após atuar na série Shippados, ao lado de Tatá Werneck, estreia sua primeira novela. Edu será Zeca em Éramos Seis, próxima novela das 18h da Globo, que estreia dia 30.

"Sempre odiei televisão, tinha aquela coisa de só aceito teatro. Aqui estou curtindo fazer TV de uma outra forma. Estou aprendendo e jogando esse jogo com um olhar bem atento", contou ele.

Eduardo Sterblitch no lançamento da novela Éramos Seis - Roberto Filho/ Brazil News - Roberto Filho/ Brazil News
Eduardo Sterblitch no lançamento da novela Éramos Seis
Imagem: Roberto Filho/ Brazil News

Sterblitch estreou no teatro em 2007 em DezNecessários e já atuou em filmes como Os Penetras (2012), Rio, Eu Te Amo (2014) e Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018). A demora para trabalhar em novela tem um motivo.

"Sou péssimo em testes e penso que qualquer um que fizesse não iria passar, por isso não faço. De repente, até perdi grandes papéis por isso. Dei muita sorte porque o diretor pirou na ideia, achou que eu faria bem a novela e me chamou."

Zeca é farmacêutico, um homem doce e divertido, um pouco bronco, que namora Olga (Maria Eduarda de Carvalho). Na versão de Éramos Seis exibida no SBT em 1994, Osmar Prado interpretou o personagem. Preocupado com sua nova missão, Eduardo fez questão de trocar uma idea com o ator veterano.

"A graça a gente vai achando no processo da coisa. Assisti praticamente toda a novela na web. O Osmar Prado é um gênio, fui na casa dele várias vezes, ele me acalmou e ajudou bastante na minha ansiedade."

Assista ao teaser de Éramos Seis

UOL Entretenimento

"O mais caipirão da novela"

O personagem de Edu mora em Itapetininga, interior de São Paulo, onde vivem Maria (Denise Weimberg), Clotilde (Simone Spoladore) e Olga (Maria Eduarda Carvalho) —a mãe e as irmãs da protagonista Lola (Gloria Pires), respectivamente. Olga namora Zeca, mas adora dizer que vai casar com um homem rico e deixar a cidade. Para não perder seu grande amor, ela arma um plano para que a tia ricaça Emília (Susana Vieira) o "adote" como uma pessoa de confiança.

"Fiquei quatro dias em Itapetininga por conta das pessoas, vou ter muito sotaque. Sou o mais caipirão da novela, com mais sotaque e isso pode ser um tiro no pé ou pode me ajudar."

Edu Sterblitch diz acreditar que Éramos Seis, que inicia sua história nos anos 20, pode ajudar o público a compreender melhor o comportamento dos seus ascendentes.

"Estudei sempre em escola particular e sei pouquíssimo de história do Brasil. Acho que essa história vai ajudar a entender melhor, tipo 'ah, por isso meu avô é assim'. A novela vai mostrar a realidade daquela época e tocar na ferida e quem for inteligente vai entender vários pontos atuais."

Eduardo Sterblitch, o Poderoso Castiga - Reprodução - Reprodução
Eduardo Sterblitch, de Poderoso Castiga, no Pânico
Imagem: Reprodução

Entretenimento