Topo
Entretenimento

As verificações da semana

20/09/2019 11h56

Rio de Janeiro, 20 Set 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - DIAMANTE DE MAIS DE DUAS TONELADAS

Um vídeo, visualizado mais de 300 mil vezes em redes sociais desde 8 de setembro mostra - segundo publicações viralizadas - um diamante de mais de duas toneladas apreendido pelo Exército ou pela Polícia Federal (PF) em uma organização não governamental estrangeira. A gravação é, contudo, de um cristal rutilado encontrado por garimpeiros em 2018 no município baiano de Novo Horizonte.

http://u.afp.com/cristalrutilado

2 - ROUBO NA FLORESTA AMAZÔNICA

Publicações compartilhadas mais de 6,8 mil vezes nas redes sociais desde 11 de setembro de 2019 afirmam mostrar em um vídeo como o Brasil está sendo roubado por motoqueiros que levam madeira da Floresta Amazônica ao entrar por Peru, Bolívia e Venezuela. Contudo, esta gravação foi feita nas Filipinas, sem qualquer relação com a Amazônia, e o idioma falado nas imagens não é português e tampouco espanhol.

http://u.afp.com/madeiraFilipinas

3 - SISTEMA DE DEFESA ISRAELENSE

Vídeo compartilhado mais de 179,5 mil vezes e visualizado mais de 6 milhões nas redes sociais afirma mostrar o sistema de defesa de Israel contra mísseis na Faixa de Gaza. Entretanto, esta gravação faz parte de um jogo de computador com temática de guerra chamado ARMA 3 e nada tem a ver com acontecimentos reais.

http://u.afp.com/arma3

4 - ATAQUES REDE GLOBO

Publicações compartilhadas mais de 6 mil vezes nas redes sociais desde 9 de setembro de 2019 afirmam que a Rede Globo atacou "crianças, o presidente e todo o Brasil" em declarações diversas. O AFP Checamos verificou as afirmações imputadas à emissora: um comentário do portal G1 em sua conta no Facebook chamando de "imbecil" uma criança que desfilava ao lado do presidente Jair Bolsonaro realmente foi feito; contudo, uma fala atribuída ao jornalista Mario Sergio Conti foi erroneamente creditada, e outra, do jornalista Guga Chacra, foi deturpada.

http://u.afp.com/RedeGlobo

5 - PEDOFILIA NÃO É CRIME

Postagens compartilhadas 2,1 mil vezes nas redes sociais desde 10 de setembro de 2019 mostram a deputada federal do Partido dos Trabalhadores (PT) Maria do Rosário segurando um cartaz com os dizeres "Pedofilia não é crime, é doença!". No entanto, esta imagem foi alterada digitalmente; a foto original mostrava o cartaz "Todos devemos ter dignidade humana respeitada pelo Estado".

http://u.afp.com/MariaRosario

6 - LÍDER DO PSOL

Uma foto de uma mulher consumindo cocaína é amplamente compartilhada no Facebook desde o final de agosto com a alegação de que mostra uma líder do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) chamada Vitória Donda. A afirmação é falsa. Victoria Donda é, na verdade, uma deputada argentina que foi alvo da mesma desinformação no país sul-americano no início deste ano. A imagem circula ao menos desde 2017 e já foi compartilhada anteriormente na Espanha e no México como se mostrasse uma parlamentar destes países.

http://u.afp.com/liderpsol

cb/

Entretenimento