Topo
Entretenimento

Roo Panes se surpreende ao saber que virou hit no Brasil por causa de A Dona do Pedaço

Roo Panes, cantor inglês que se apresenta no Brasil - Divulgação
Roo Panes, cantor inglês que se apresenta no Brasil Imagem: Divulgação
do UOL

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

14/09/2019 04h00

Trilha sonora de novelas brasileiras definitivamente dita tendências e indica novos hits musicais. E foi assim que Roo Panes ganhou fama no país: sua música Lullaby Love está em A Dona do Pedaço, e isso gerou uma enxurrada de comentários no YouTube e nas redes sociais dele contando que conheceram o cantor por causa do folhetim.

O inglês se apresenta hoje em São Paulo, no Popload Gig, e antes de ir ao palco ele contou ao UOL que achou surpreendente a forma como ficou conhecido pelo público brasileiro. O show acontece no Fabrique, casa de shows na Barra Funda - e ainda tem ingressos disponíveis.

Roo Panes já vinha crescendo no exterior com seu folk acústico, voz suave e um toque de orquestrações para completar o clima. Desde 2012, lançou três EPs e três álbuns, sendo o mais recente Quiet Man, de 2018. Lullaby Love faz parte de Paperweights, de 2016.

"Estou tão animado! Queria vir ao Brasil há tempos. Já era hora", disse Roo Panes, por telefone, ao UOL. Questionado sobre fazer fama com uma música em novela - um produto pelo qual o Brasil é conhecido internacionalmente -, ele admitiu: "Acho que me pegou de surpresa, sim, e é ótimo. Eu sempre gostei de fazer música e ver ela se espalhar pela mídia. É legal que as pessoas possam ouvir na TV, mas aqui [na Inglaterra] sinto que conseguimos mais gente por rádio e streamings, apesar de eu ter descoberto muita música assistindo TV".

Roo admite que não é familiarizado com a música brasileira, mas que gosta de ritmos latinos e grupos cubanos. "Amo os sentimentos que a música latina traz. Acho que esse show no Brasil vai ter um clima quente, sei que as pessoas daí são muito amigáveis, então vai ser uma experiência legal. Tenho feito shows onde posso focar nas palavras e no significado das canções. É uma imersão maior."

O apelido

O nome de Roo Panes é Andrew, e Roo se tornou seu apelido, tal qual é chamado em inglês o personagem Guru, do Ursinho Pooh.

O inglês conta que virou Roo por conta de uma situação curiosa de sua infância. Certa vez, ele caiu em um rio, repetindo uma cena de Guru nos livros, e o apelido fofo pegou e virou até nome artístico.

Roo Panes conta que não cresceu em um ambiente musical e que formou seu gosto com a idade já avançando, influenciado por gêneros como hip-hop, country e folk e artistas como Mick Jagger, Bob Dylan, Paul Simon e Snow Patrol, entre outros.

O que saiu disso é o que o próprio inglês chama de uma "mistura esquisita". Por um lado ele soa introspectivo em suas canções, por outro, gosta do palco e das pessoas. "Eu gosto de gente, de conversar e ouvir as pessoas. Mas também gosto de pensar, ler. Quando se tem um trabalho como o meu, é interessante passar algum tempo sozinho. Amo o que faço, posso ter um pouco dos dois mundos."

Serviço - Roo Panes no Popload Gig

Data: 14 de Setembro
Local: Fabrique - Barra Funda
Endereço: R. Barra Funda, 1071 - Barra Funda, São Paulo - SP
Horário: abertura das portas às 19h, início dos shows às 20h
Classificação Etária: proibida a entrada de menores de 18 anos.
Ingressos: de R$ 70 a R$ 200. Mais informações no site oficial.

Entretenimento