Topo
Entretenimento

Elton John critica difamação "implacável" de Harry e Meghan na mídia

20/08/2019 11h11

Por Jill Serjeant e Alistair Smout

LOS ANGELES/LONDRES (Reuters) - Elton John manifestou apoio ao príncipe britânico Harry e sua esposa, Meghan, qualificando-os como um casal pé no chão e trabalhador que está sendo atacado injustamente pela mídia por ter usado jatos particulares para visitá-lo no sul da França.

John lembrou sua amizade com a mãe de Harry, a falecida princesa Diana, em uma série de tuítes publicada na segunda-feira na qual apelou à imprensa que pare com os quase diários "assassinatos implacáveis e falsos de seu caráter".

O cantor de "Rocketman" reagia a críticas surgidas no Reino Unido a duas férias recentes do duque e da duquesa de Sussex e de seu bebê de três meses, Archie, à Espanha e ao sul da França, onde o casal se hospedou na vila de John em Nice.

No final de semana, o jornal britânico Sun acusou o casal real --o neto da rainha Elizabeth e sua esposa e ex-atriz norte-americana-- de ser "guerreiros ecológicos" hipócritas por voarem em jatos particulares apesar de expressarem preocupação com a natureza e a conservação ambiental.

"Dumbo Jet", disse a manchete da edição de domingo do Sun sobre as viagens de Harry e Meghan, com uma foto e uma legenda fazendo piada das "milhas do herdeiro".

John disse ter ficado "profundamente aflito com o relato distorcido e maldoso da imprensa" sobre a visita do casal a Nice na semana passada.

Ele acrescentou que ofereceu um jato particular para Harry e Meghan irem à sua casa por motivos de segurança, mas mencionou uma contribuição à entidade Carbon Footprint Ltd, que compensa emissões de carbono financiando projetos ecológicos.

Mas alguns ambientalistas disseram que tais viagens deveriam ser afastadas de vez.

"Um avião de carreira é mais de dez vezes mais poluidor do que um trem moderno, e jatos particulares são dez vezes ainda mais poluidores", disse Paul Morozzo, do Greenpeace britânico.

"É de importância vital que todos os que voam com frequência reduzam o número de voos que tomam se for para confrontarmos a emergência climática."

O casamento de Harry e Meghan, em maio de 2018, foi marcado por grandes manifestações de afeto no Reino Unido, mas menos de um ano depois o casal se tornou alvo de uma avalanche de reportagens negativas --dos 3 milhões de dólares do custo de uma reforma de sua casa nova às matérias apelidando Meghan de "Duquesa Difícil".

Entretenimento