Topo
Entretenimento

Uruguai lança projeto contra mentiras e desinformação nas eleições

23/07/2019 00h57

Montevidéu, 22 jul (EFE).- A coalizão "Verificado.Uy", composta por mais de 70 veículos de imprensa e organizações da sociedade civil no Uruguai, incluindo a Agência Efe, lançou na segunda-feira um projeto que busca "combater a mentira e a desinformação" que pode surgir durante a campanha eleitoral no país.

Foi o que assegurou à Efe a coordenadora da aliança, Ana Matyszczyk, explicando que a ideia surgiu "considerando que o aumento da desinformação global se intensifica com grande força cada vez que aparecem os processos eleitorais".

"O Uruguai entendeu que tinha que estar à altura e dar uma resposta no nível jornalístico e cívico dessa inconveniência", ressaltou.

Além disso, a coordenadora ressaltou ainda que o "Verificado.Uy" trabalhará monitorando dois tipos de conteúdo, "rumores e dados de origem duvidosa que circulam e são viralizados pelas redes sociais" e "a análise do discurso público".

Este trabalho será feito a partir de uma redação, da qual farão parte jornalistas experientes, jovens e estudantes.

Segundo apontou Matyszczyk, o projeto, apresentado nesta segunda-feira na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (Udelar), coloca o Uruguai "na lista das democracias que combatem a desinformação através do jornalismo colaborativo".

De acordo com isso, ela ressaltou que essa experiência já foi implementada no Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Argentina.

No entanto, ela destacou que o Uruguai é "o único país do mundo que incorpora a academia e a sociedade civil nessa visão colaborativa".

Finalmente, a coordenadora disse que o projeto será financiado até o fim da campanha eleitoral para as eleições presidenciais deste ano, embora tenha explicado que, depois disso, estudarão quais são os passos a seguir.

A Agência Efe foi admitida recentemente no consórcio internacional The Trust Project e tem sua própria unidade de verificação, chamada "VeriFica". EFE

Entretenimento