Topo
Entretenimento

Por que Stan Lee quase não apareceu em X-Men, primeira ponta dele na Marvel

Stan Lee - Getty Images
Stan Lee Imagem: Getty Images
do UOL

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

19/07/2019 16h16

O filme X-Men, de 2000, teve uma participação bastante especial. Foi neste título que o ícone dos quadrinhos Stan Lee fez a primeira de suas 35 participações em um filme da Marvel. O que pouca gente sabe, porém é que essa ponta quase não aconteceu. É o que contou ontem Tom DeSanto, produtor e roteirista de X-Men, em um painel na San Diego Comic-Con dedicado a memória do criador dos personagens.

Tom DeSanto diz que teve a ideia de colocar Stan Lee no filme, mas enquanto filmava em Toronto, no Canadá, recebeu diversas negativas do quadrinista por causa de uma questão judicial dele com a Marvel na época. Não havia exatamente um processo rolando ainda, mas Stan Lee havia assinado um contrato dois anos antes em que receberia 10% de todas as adaptações de seus personagens para TV, cinema e outras mídias. O acordo não foi cumprido, e a questão resolvida apenas em 2005.

Stan Lee - Reprodução - Reprodução
Stan Lee em cena de X-Men, primeira ponta dele em filme
Imagem: Reprodução

Ainda assim, o produtor deu um jeito de convencer o pai dos X-Men a fazer uma ponta no filme. "Tivemos um dia de filmagens em Los Angeles em que o senador Kelly sai da água em que não havia diálogos. Então criamos um vendedor de hot dog para encaixar Stan Lee no filme. Quando o Stan apareceu no set todos ficaram empolgados, todos queriam uma foto", relembra sobre o dia em que alcançou seu objetivo.

DeSanto continua. "Foi assim que Stan percebeu o impacto que ele teve em todos o mundo do cinema. Antes disso acontecer, provavelmente havia uns quatro caras - eu, o Kevin (Feige, produtor do filme) e o Joss Whedon, que realmente sabia quem Stan Lee era, a menos que você fosse um fanboy. Mas Hollywood não o viu assim."

O produtor ainda revelou a participação favorita de Stan Lee. "A primeira vez que eu perguntei a ele, qual é sua participação favorita?", ele me disse, "Thor, porque eu tenho duas cenas."

Stan Lee morreu em novembro do ano passado, aos 95 anos.

Quer ler mais sobre o mundo geek e conversar com outros fãs? Participe da nossa página no Facebook! Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Geek.

Entretenimento