Topo
Entretenimento

Saweetie: Quem é a rapper que está somando milhões de views no YouTube

Bennett Raglin/Getty Images for BET
Imagem: Bennett Raglin/Getty Images for BET
do UOL

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

15/07/2019 04h00

Até o momento já são 171 milhões de visualizações no YouTube. E o número não para de crescer.

Nascida em 3 de julho de 1993, Saweetie, que se chama na verdade Diamonté Harper, acabou de completar 26 anos. O nome para os palcos surgiu de um apelido recebido ainda criança por sua avó.

Nos Estados Unidos, a rapper ganhou projeção com Icy Girl, no ano passado, hoje com 78 milhões de views. Desde então, tem acumulados números impressionantes: no Spotify, tem 4 milhões de ouvintes mensais. Sua música mais recente, My Type, já foi ouvida 18 milhões de vezes no Spotify, enquanto seu clipe, no YouTube, já foi assistido 8,6 milhões de vezes.

Fórmula youtuber musical

As apostas da carreira de Saweetie estão fundamentadas nos pilares que têm lançado novas estrelas da música na atual. A ideia aqui é trabalhar os artistas como produtores de conteúdo para o YouTube.

My Type, é uma música grudenta com batida clássica, poucos versos e muita repetição do seu refrão, preparado para atrair usuários das redes sociais com suas frases marcantes. A música também é "curta" para quem um dia achou que a duração mágica dos hits pop deveria girar em torno dos 3 minutos e trinta. My Type tem 2 minutos e quarenta e cinco segundos. Fórmula similar de outra estrela em ascenção: Old Town Road, de Lil Nas X, tem 2 minutos e 38 segundos.

A aposta em hits certeiros como My Type, são feitas em diversas publicações: a música com as letras, um remix, um vídeo com a coreografia e, por fim, o clipe.

Começou pela poesia

As primeiras rimas de Saweetie surgiram em poemas. Seu amor pela poesia a fez começar a escrever seus textos aos 14 anos de idade. Questionada sobre suas influências em uma entrevista da Billboard americana, citou Trina, Foxy Brown, Lil' Kim e Nicki Minaj.

Ao sair da escola, foi estudar Comunicação com ênfase em admnistração na University ofo Southern California. Embora esteja com a carreira em rápida ascensão, ela disse ainda que pretender fazer um mestrado.

A fama, por outro lado, a tem impedido de fazer coisas mais rotineiras.

"Eu gosto da vida que tenho agora, mas eu também gosto de fazer as coisas normais. Eu não posso simplesmente chegar em uma balada e ficar do lado de fora. Eu não chegar em qualquer mesa do nada. Uma foto pode viralizar e acabar sendo mal interpretada", disse em uma entrevista ao site americano Vice.

Entretenimento