Topo
Entretenimento

Orquestra paulista toca músicas de Chaves e faz sucesso na internet

Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo toca músicas da série Chaves - Reprodução/Facebook
Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo toca músicas da série Chaves Imagem: Reprodução/Facebook
do UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

26/06/2019 04h00

O sonho do maestro Fernando Mathias é popularizar a música clássica no Brasil. Desde o último domingo, o profissional vem conseguindo realizar parte de seu objetivo de vida com um uma apresentação nada convencional da orquestra que ele rege. Na setlist, as principais músicas de Chaves, série mexicana há 35 anos no ar na TV brasileira.

Em dois dias, o vídeo do concerto com a trilha sonora de Chaves alcançou 100 mil visualizações no Facebook, isso sem contar nas outras redes sociais. Até o criador da abertura para o SBT, Mário Lúcio de Freitas, elogiou a apresentação da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (ABC paulista).

Aí Vem o Chaves, Que Bonita Sua Roupa e Se Você É Jovem Ainda foram adaptados para o violino, o trombone e o contrabaixo, entre outros instrumentos. Além das músicas, a orquestra tocou temas incidentais que aparecem durante os episódios, como a música triste executada quando Chaves fica sozinho na vila antes de ir a Acapulco (nota do repórter: é difícil conter a emoção nessa hora).

Em entrevista ao UOL, o maestro explica por que decidiu tocar Chaves com sua orquestra: "Eu sou fã de Chaves, assisto até hoje e dou risadas das mesmas coisas. Tenho 29 anos e meu filho de 10 meses já dá risada comigo, porque me vê rindo. Chaves é uma febre, não envelhece, é quase eterno".

Maestro Fernando Mathias rege a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Maestro Fernando Mathias rege a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo
Imagem: Reprodução/Facebook
Fã de trilhas sonoras, Fernando Mathias já regeu concertos com músicas de filmes, novelas e artistas populares, como Luiz Gonzaga e Tim Maia. Com Chaves, o desafio foi maior, porque ele precisou "reconstruir" as músicas para espalhar as partituras aos 75 músicos da orquestra, que se surpreenderam com o concerto.

"Fiz tudo praticamente do zero. A única base que tive foi escutar as músicas da série. Toquei no piano, fiz a partitura e montei o arranjo. Deixei de fora uns quatro ou cinco temas importantíssimos, porque ficaria muito longo, mas pretendo tocar em um segundo medley, futuramente. O Chaves in Concert 2", antecipa.

Fã-clube ajudou a viralizar

A apresentação aconteceu em dezembro, em São Bernardo, mas só viralizou a partir do fim de semana porque o Fórum Chaves, comunidade de fãs da série mais importante do Brasil, divulgou o vídeo, após ser procurado pelo maestro. O resultado foi imediato.

"Esse concerto no final do ano teve como objetivo popularizar a sonoridade da orquestra que, por vezes, é mal interpretada. As pessoas acham que é um tipo de som só para pessoas ricas ou elitizadas. Na verdade, é pouco divulgada. Mostramos ao público que a orquestra está em qualquer coisa, em uma novela, um desenho, um filme, um game", explica o maestro, que sonha se apresentar para o elenco original de Chaves.

"Quero um concerto com projeção, participação de cosplayers e, quem sabe, até os próprios artistas em atividade, como a Maria Antonieta de las Nieves [Chiquinha] e o Carlos Villagrán [Quico]", deseja.

Venho de origem bem pobre, simples e humilde. Quem me ensinou a trilhar o caminho da música foram pessoas de boa vontade, por meio de uma instituição religiosa. Se eu não tivesse tido esse pontapé, jamais conseguiria entrar nesse universo musical, porque realmente é pouco difundido e as pessoas não têm acesso.

Entretenimento