Topo
Notícias

Alemanha devolve busto de mármore roubado da Itália

21/06/2019 19h01

ROMA, 21 JUN (ANSA) - A Alemanha devolveu nesta quinta-feira (20) para a Itália um busto de mármore que havia sido roubado do país entre 1944 e 1960.   


De acordo com especialistas, a escultura foi realizada na época do Império Romano e encontrada durante algumas escavações feitas na cidade de Fondi, na região do Lazio.   


A primeira notícia da existência da obra aconteceu em 1937 e retrata o rosto de um jovem rapaz. O busto foi roubado da Itália entre os anos de 1944 e 1960, sendo que em 1964 a obra acabou sendo comprada pelo diretor do museu arqueológico da Universidade de Münster, na Alemanha. Ele teria adquirido o artefato de um morador da cidade de Hamburgo.   


"Este é um ato de alto valor simbólico. A atitude da Itália não é apenas a de um país que reivindica o retorno de obras de arte roubadas, mas estamos na primeira fila entre os retornos de obras de arte pertencentes à herança cultural de outros países.   


Pretendemos combater o fenômeno do mercado ilegal de patrimônio cultural", disse o ministro italiano da Cultura, Alberto Bonisoli.   


Em maio, a Igreja San Pantalon, em Veneza, recebeu uma pintura de Jesus Cristo crucificado roubada por soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Por volta de 1935, a pintura chegou a ser vendida ilegalmente a um antiquário. Ao todo, o quadro permaneceu "perdido" por quase 90 anos.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias