Topo
Entretenimento

Ex-atriz de novela se sente realizada como vendedora na TV: "É o que amo"

Renata Pitanga como atriz em Mulheres Apaixonadas (2003) e como apresentadora no canal Shoptime - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo/Saulo Soares
Renata Pitanga como atriz em Mulheres Apaixonadas (2003) e como apresentadora no canal Shoptime Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo/Saulo Soares
do UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

20/06/2019 04h00

Ela começou como modelo e fez novela da Globo em horário nobre, mas encontrou sucesso e realização profissional vendendo produtos na TV. Renata Pitanga trabalha como apresentadora do canal Shoptime há 13 anos e cativa o público anunciando de tudo: cobertores, panelas, secadores de cabelo e itens de beleza e bem-estar.

Neste ano, ganhou dois programas próprios: Você Sempre Mais e Me Salva, Shoptime. Para Renata, ser apresentadora trouxe muito mais alegrias do que como a também positiva, porém breve, carreira de atriz.

"Fiz novela, peça de teatro, mas onde sempre me senti segura foi como apresentadora. Eu tinha essa certeza. Depois que fiz a novela, falei: 'O que quero é ser apresentadora, é o que eu amo, é onde me sinto plena'. Como atriz, claro que poderia crescer, mas como apresentadora eu me sinto mais segura, mais à vontade", compara Renata Pitanga em em entrevista ao UOL.

Fama

A apresentadora Renata Pitanga - Saulo Soares - Saulo Soares
A apresentadora Renata Pitanga
Imagem: Saulo Soares
A apresentadora experimentou a fama em 2003, quando interpretou Shirley, empregada fogosa de Silvia (Natália do Vale) em Mulheres Apaixonadas. As duas mantinham caso com o mesmo homem, o taxista Caetano (Paulo Coronato). Quando fez o teste, Pitanga não sabia que era para uma novela das nove de Manoel Carlos.

Apesar do sucesso instantâneo, Renata prefere a fama no Shoptime, que a faz ser parada nas ruas por ser ela própria, não por uma personagem. A apresentadora enxerga os telespectadores como amigos.

"Há clientes fiéis que assistem todos os dias e nos seguem nas redes sociais. É diferente do trabalho do ator. Quando fiz a novela, as pessoas me chamavam de Shirley. No Shoptime não. O canal tem alma. Não é só falar que o creme tem substâncias que alisam a pele. Colocamos vida, é muito diferente", analisa.

Ao vivo

Renata Pitanga vende secador de cabelo no Shoptime - Reprodução/Shoptime - Reprodução/Shoptime
Renata Pitanga vende secador de cabelo no Shoptime
Imagem: Reprodução/Shoptime
O início como modelo levou Renata ao primeiro trabalho como apresentadora, no canal pago SporTV. Durante dois anos, ela comandou programas sobre saúde e até automóveis, mesmo sem saber nada sobre carros. "Deram um limão e fiz uma limonada", recorda.

A experiência no canal esportivo ajudou Pitanga a apresentar ao vivo e lidar com gafes e situações inusitadas que eventualmente acontecem no Shoptime.

"Conhecer o produto é minha obrigação para evitar possíveis erros. Uma vez, eu estava fazendo um doce de banana e coloquei as frutas na panela com açúcar derretido. Virou uma calda pelando e fui ajeitar com o dedo. Continuei falando, tentando arrancar aquilo. Chegou uma hora que falei: 'Está me queimando!', e corri para colocar o dedo na água. Não tem como disfarçar. Essa é a graça. Posso falar do mesmo produto todos os dias, de várias maneiras", conta.

Entretenimento