Topo
Entretenimento

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho aos 74 anos

do UOL

Rodolfo Vicentini e Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

19/06/2019 18h18

Morreu hoje aos 74 anos, no Dia do Cinema Brasileiro, o crítico de cinema, apresentador, roteirista e diretor teatral Rubens Ewald Filho. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Ele estava internado desde o dia 23 de maio, quando desmaiou e sofreu uma queda em um shopping de São Paulo. A morte foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano de Higienópolis, também na capital paulista.

"O Hospital Samaritano Higienópolis informa que o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho faleceu na tarde desta quarta-feira (19/6). A instituição se solidariza com os familiares e amigos", informou a nota.

Segundo o único boletim mais detalhado divulgado pelo hospital, há três semanas, o crítico estava internado na UTI e passou por "tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda."

Rubens Ewald Filho em foto de abril de 2018 - Mastrangelo Reino/Folhapress - Mastrangelo Reino/Folhapress
Rubens Ewald Filho em foto de abril de 2018
Imagem: Mastrangelo Reino/Folhapress

Carreira

Entre os trabalhos de Ewald Filho como roteirista estão Éramos Seis, O Pátio das Donzelas, A Árvore dos Sexos e Elas São do Baralho. Ele foi diretor teatral das peças O Amante de Lady Chatterley, Querido Mundo e Doce Veneno.

Ele também atuou como crítico em diversos veículos de comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Grupo Record, RedeTV!, TV Cultura, revista Veja , Jovem Pan e Folha de S. Paulo.

Na década de 70, escreveu Dicionário de Cineastas, que virou referência aos críticos da sétima arte. Ewald afirmou em entrevista à Folha em 2009 que assistiu mais de 30 mil filmes na vida.

O crítico foi um dos comentaristas da transmissão nas plataformas digitais do canal TNT no Oscar de 2019, mas foi afastado dos comentários na transmissão pela TV, papel que exercia havia quase 40 anos na maior premiação do cinema mundial.

Rubens Ewald Filho lista os melhores filmes da história do cinema

RedeTV! Entretenimento

Entretenimento