Topo
Entretenimento

As verificações da semana

24/05/2019 08h52

Rio de Janeiro, 24 Mai 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1. LULA EM DALLAS DURANTE A VISITA DE BOLSONARO

Uma foto em que o presidente Jair Bolsonaro supostamente se depara com a imagem do ex-presidente Lula em uma tela em um museu em Dallas, nos Estados Unidos, foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais desde 17 de maio. Entretanto, a imagem foi alterada digitalmente e o museu em questão tem como objetivo relembrar o legado do ex-líder norte-americano John F. Kennedy.

http://u.afp.com/BolsonaroDallas

2. CPF NOS BILHETES DA MEGA-SENA

Uma publicação viralizada nas redes sociais desde 8 de maio de 2019 afirma que o presidente Jair Bolsonaro tornou mandatório o uso do CPF nos bilhetes da Mega-Sena como forma de identificação dos futuros vencedores dos sorteios. Contudo, a Caixa Econômica Federal informou que não houve nenhuma alteração no sistema dos jogos.

http://u.afp.com/MegaSena

3. PESSOAS PELADAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Uma publicação compartilhada mais de 81 mil vezes desde que foi postada, em 12 de maio de 2019, alega que a fotografia que mostra jovens de costas aparentando estar nus foi feita em uma universidade federal. No entanto, trata-se de um protesto feito no centro do Rio de Janeiro durante o evento "Rio +20".

http://u.afp.com/protestoRJ

4. DEPUTADO DETIDO COM DÓLARES NA CUECA

Uma publicação que afirma que o deputado federal José Guimarães (PT-CE) escondeu dólares na cueca e se tornou presidente de uma comissão de combate à corrupção foi compartilhada mais de 1.400 vezes nas redes sociais desde o dia 10 de maio de 2019. Entretanto, a imagem é apenas uma montagem e Guimarães não foi detido com dinheiro escondido, nem preside uma comissão anticorrupção.

http://u.afp.com/Guimaraes

5. HIV EM FRUTAS INJETADAS COM SANGUE

Um boato que circula na Internet há anos difunde, em diferentes versões, uma mesma mentira: que pessoas que comem frutas com sangue contaminado são contagiadas com o vírus do HIV. A desinformação, que somente em português foi compartilhada mais de 200 mil vezes em diferentes versões ao menos desde 2014, ressurgiu em uma publicação no final de abril deste ano. Entretanto, a doença não pode ser transmitida por essa via.

http://u.afp.com/frutasHIV

6. HOMEM INTERNADO PEDE AJUDA

Uma postagem compartilhada quase 58 mil vezes nas redes sociais desde o início de fevereiro de 2019 sustenta que o homem visto na fotografia está internado em Guimarães, Portugal, e pede ajuda aos usuários para encontrar algum familiar do rapaz. Contudo, trata-se de uma cena da série televisiva "The Walking Dead" na qual aparece o personagem Rick Grimes.

http://u.afp.com/WalkingDead

Entretenimento