Topo
Entretenimento

As perguntas que "Game of Thrones" deixou sem resposta em seu final

Jon Snow (Kit Harington) e Davos Seaworth (Liam Cunningham) em cena de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Jon Snow (Kit Harington) e Davos Seaworth (Liam Cunningham) em cena de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO
do UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

23/05/2019 04h00

"Game of Thrones" se despediu do público com um final controverso exibido no último domingo. E ainda que tenha respondido muitas coisas, a série também deixou alguns mistérios no ar.

Listamos, abaixo, as principais perguntas que os showrunners David Benioff e DB Weiss deixaram sem respostas.

Além da Muralha #6: O fim de "Game of Thrones" foi satisfatório?

UOL Entretenimento

O podcast Além da Muralha também está disponível no Spotify e no iTunes.

Quem era o Azor Ahai? (Aliás, isso importa?)

Daenerys e Jon Snow - Game of Thrones - último episódio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao longo de várias temporadas, "Game of Thrones" fez vários acenos à lenda do Azor Ahai, o Príncipe - ou Princesa - Prometido. Na lenda, o herói seria nascido entre sal e fumaça, uma descrição que poderia se aplicar tanto a Jon Snow quanto a Daenerys -- ambos apontados, por diferentes personagens, como candidatos ao posto.

A profecia falava que o Azor Ahai enfrentaria uma "escuridão", que muitos presumiram tratar-se da Longa Noite trazida pelos White Walkers. Mas, no fim das contas, quem matou o Rei da Noite foi Arya, que não se encaixava na descrição. Teria a série descartado totalmente a profecia? Fica no ar.

Qual a situação em Meeren (e no resto de Essos)?

Michiel Huisman interpretou o personagem Daario Naharis em "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desde que Daenerys colocou os pés em Westeros, na sétima temporada, nunca mais ouvimos falar da situação em Essos. Ela deixou Meereen sob o comando de Daario Naharis e os Segundos Filhos, que em tese continuaram governando nesse meio tempo. Será que tudo continuou na mesma enquanto o caos rolava solto nos Sete Reinos?

E como fica a situação agora que a Mãe dos Dragões está morta? Daario teria interesse em continuar governando Meereen? Será que ele tentaria vingar a morte de sua amada? (Provavelmente não, mas não negamos que seria interessante ver ele indo atrás de Jon Snow).

Por que ainda existe uma Patrulha da Noite?

Jon - Game of Thrones - último episódio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A ameaça dos White Walkers, aparentemente, foi extinta quando Arya matou o Rei da Noite em "The Long Night", o terceiro episódio da oitava temporada; e o relacionamento dos Selvagens com os nortenhos e os demais habitantes de Westeros parece estar melhor do que nunca. Qual é, então, o propósito da Patrulha da Noite?

No episódio final, Tyrion chega a dizer que o mundo sempre precisaria de um lugar para "os bastardos e os homens quebrados". Mas o que exatamente esses homens farão lá na Patrulha, só os deuses novos e antigos sabem.

Aliás, fica aqui outra dúvida relacionada: o que exatamente Jon foi fazer com Tormund e Fantasma além da muralha? Ele desertou? Foi virar uma espécie de embaixador da Patrulha entre os Selvagens? Jamais saberemos.

O que aconteceu com os bebês White Walkers?

A quarta temporada de "Game of Thrones" mostrou o Rei da Noite transformando um bebê, que ganhou olhos e coloração azulada assim que foi tocado por ele. Mas a série nunca mostrou o que diabos acontecia com esses bebês depois. Eles se tornaram White Walkers crescidos no espaço de alguns poucos anos? Eles também se desfizeram quando o Rei da Noite morreu?

Yara se esqueceu da independência das Ilhas de Ferro?

Yara Greyjoy, irmã de Theon, volta a "Game of Thrones" para a sexta temporada - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Imagem: Divulgação/HBO

Quando fez o acordo para apoiar Daenerys, Yara conseguiu que ela lhe prometesse a independência das Ilhas de Ferro. Ela, no entanto, parece ter se esquecido completamente no último episódio de "Game of Thrones".

Logo após Bran ser apontado como rei, Sansa conseguiu convencê-lo a manter o Norte como um reino independente, do qual ela se tornou rainha. Era o momento perfeito para Yara ter cobrado a independência que Daenerys havia prometido, mas isso não aconteceu.

Quando o Banco de Ferro vai cobrar a dívida de Cersei?

Mark Gatiss em cena de "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Cersei contraiu uma bela dívida no Banco de Ferro, em Bravos, para pagar os soldados mercenários da Companhia Dourada - os mesmos que não duraram nem um minuto contra Drogon na Batalha de Porto Real. E os banqueiros não têm nenhum pudor em cobrar novos monarcas pelas decisões dos anteriores. Apostamos que vai sobrar para Bronn, o Mestre da Moeda de Bran e o novo lorde mais rico dos Sete - ops, Seis - Reinos.

Como termina a história de Tyrion com o burro e o favo de mel?

Peter Dinklage como Tyrion no episódio final de "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Tyrion tentou nada menos do que três vezes contar sobre a vez em que levou um burro e um favo de mel a um bordel, mas sempre era interrompido. Na primeira vez, na primeira temporada, ele começou a contar a história enquanto era julgado no Ninho de Águia, mas foi cortado por Lysa Arryn. Depois, na sexta temporada, ele ia revelar o causo a Missandei e Verme Cinzento quando os mestres de Meereen atacaram a cidade. A terceira e última tentativa veio no episódio final da série, durante uma reunião do pequeno conselho de Bran. Os colegas de Tyrion devem ter descoberto o fim da história, mas o público vai seguir no mistério.

Entretenimento