Topo
Entretenimento

Quais são as grandes casas que participaram daquela reunião final em "Game of Thrones"

Grandes Lordes de Westeros se reúnem para escolher o novo rei - Divulgação
Grandes Lordes de Westeros se reúnem para escolher o novo rei Imagem: Divulgação
do UOL

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

20/05/2019 12h35

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers de "Game of Thrones". Não leia se não quiser saber.

Uma das últimas cenas do último episódio de "Game of Thrones", exibido ontem, mostrou uma reunião com os principais lordes decidindo quem seria o novo rei de Westeros. Quem está familiarizado com o universo da série, conseguiu reconhecer os brasões e identificar as casas, porém não foi fácil saber quem eram aquelas as pessoas.

Reuniões como essas, no futuro, passarão a ser comuns, já que uma das decisões tomadas pelo conselho foi a de que a coroa não passará mais para o herdeiro do trono e, sim, para um representante a ser escolhido por eles em conclave. Na reunião, faltou apenas um representante da Campina, onde fica Jardim de Cima, já que todos os seus representantes morreram na guerra. Depois, descobrimos que Bronn foi feito lorde de Jardim de Cima, mas não participou desta reunião.

Veja a seguir um resumo dos governantes sobreviventes:

Casa Stark

A família Stark foi a que teve o final mais bem sucedido, dado tudo que eles sofreram durante a série. No encontro, os três irmãos estavam presentes. Bran Stark virou o rei de Westeros, Sansa se tornou a Rainha do Norte, e Arya saiu em uma grande navegação para desbravar o mundo a oeste de Westeros.

Herdeiros da Casa Stark - Divulgação - Divulgação
Arya, Bran e Sansa, herdeiros da Casa Stark
Imagem: Divulgação

Casa Lannister

Tyrion Lannister foi o único que sobrou como representante do Rochedo Casterly e protetor das Terras Ocidentais. O anão chegou à reunião para ser julgado pelo conselho e saiu de lá como novo Mão do Rei, após indicar Bran como o novo rei.

Tyrion, da casa de Lannister - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Casa Tully

Edmure Tully, irmão de Catelyn Stark e tio de Sansa, Bran e Arya, tinha sido aprisionado pela casa Frey após o Casamento Vermelho, mas conseguiu sobreviver e reivindicar a posse de Correrio, onde agora é o lorde e defensor das terras fluviais.

Casa Reed

Há um personagem desconhecido no conselho, mas podemos supor que ele faça parte da casa Reed, do Gargalo, por conta de sua vestimenta. É provável que ele seja Howland Reed, pai de Meera e Jojen. Howland foi um dos grandes amigos de Eddard Stark durante a rebelião de Robert. Jojen ajudou Bran a se tornar o Corvo de Três Olhos.

Samwell Tarly, Howland Reed e Edmure Tully - Divulgação - Divulgação
Samwell Tarly, Howland Reed (provavelmente) e Edmure Tully
Imagem: Divulgação

Casa Arryn

Durante boa parte da série, o Vale se manteve distante, afastado da guerra. Porém, na luta contra os caminhantes brancos, vimos os escudos dos soldados do Vale em campo. O lorde que vimos é Robin Arryn, que na série apareceu apenas com a sua versão criança e agora está crescido e parece ter deixado a sua fase mimada para trás. Ele estava acompanhado de seu conselheiro Yohn Royce.

Robin Arryn e Yohn Royce - Divulgação - Divulgação
Robin Arryn e Yohn Royce
Imagem: Divulgação

Casa Baratheon

As Terras da Tempestade, da casa Baratheon, passaram para Gendry, que nasceu bastardo do rei Robert e foi reconhecido por Daenerys em lorde e legítimo herdeiro do local.

Gendry Baratheon com uma pessoa desconhecida ao seu lado - Divulgação - Divulgação
Gendry Baratheon com uma pessoa desconhecida ao seu lado
Imagem: Divulgação

Casa Martell

O principado de Dorne, que durante muitos anos foi um reino independente, perdeu todos os seus herdeiros na guerra, inclusive o Príncipe Oberyn e o Príncipe Doran. Foi possível reconhecer que um representante estava presente por conta de suas tradicionais roupas, provavelmente alguém que assumiu o controle da família após a morte de todos os herdeiros. Ele já tinha sido mencionado em outros episódios como sendo leal à Daenerys.

Casa Greyjoy

Yara Greyjoy agora comanda as Ilhas de Ferro e foi até a reunião como uma grande líder da guerra. Ela assumiu as ilhas após a guerra e depois de escapar das garras do seu tio Euron.

Uma pessoa desconhecida (talvez da Patrulha da Noite), Yara Greyjoy e o príncipe de Dorne - Divulgação - Divulgação
Uma pessoa desconhecida (talvez da Patrulha da Noite), Yara Greyjoy e o príncipe de Dorne
Imagem: Divulgação

Casa Tarly

O último representante da casa Tarly é Samwell, embora ele tenha desistido de comandar a casa quando foi para a Patrulha da Noite. Aparentemente, ele voltou para assumir as terras de sua família e, no final, ele se transformou em meister e está aconselhando o rei Bran.

Samwell, da casa Tarly - Divulgação - Divulgação
Samwell, da casa Tarly
Imagem: Divulgação

Casa Tarth

Brienne de Tarth finalmente conseguiu atingir seu objetivo de se tornar uma cavaleira. Ela virou também comandante da Guarda Real e tem direito a um lugar no pequeno conselho. Podrick, seu escudeiro, também se tornou um cavaleiro da Guarda Real.

Brienne de Tarth - Divulgação - Divulgação
Brienne de Tarth
Imagem: Divulgação

Casa Seaworth

Sor Davos Seaworth, o Cavaleiro das Cebolas, começou sua jornada leal ao rei Stannis Baratheon. Depois se juntou a Jon Snow no Norte e seguiu batalhando ao lado de Daenerys Targaryen.

Sor Davos Seaworth, o Cavaleiro das Cebolas - Divulgação - Divulgação
Sor Davos Seaworth, o Cavaleiro das Cebolas
Imagem: Divulgação

Personagens desconhecidos

Outros dois personagens misteriosos também aparecem na reunião. Um deles está sentado à direita de Yara e o outro à esquerda de Gendry. Não está claro quem eles são. Será que são senhores de suas próprias casas ou estavam lá como segundos no comando de Yara e Gendry? O primeiro tem uma roupa semelhante à da Patrulha da Noite e poderia estar representando o Castelo Negro.

Quanto ao segundo, poderia ser alguém da Casa Tyrell, mas depois descobrimos que Bronn assumiu a Campina. Poderia ser também um outro filho bastardo de Robert (que teve vários bastardos), que está ao lado de Gendry, seu meio-irmão.

Entretenimento