Topo
Entretenimento

Episódio final de "Game of Thrones" teve brasileiro em uma das cenas decisivas

Lino Facioli em cena na série "Game of Thrones" (2019) - Reprodução/Instagram
Lino Facioli em cena na série "Game of Thrones" (2019) Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

20/05/2019 13h01

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers do episódio final de "Game of Thrones". Não leia se não quiser saber!

O Brasil teve um representante na importante reunião que definiu os rumos dos reinos de "Game of Thrones". O episódio de ontem contou com a volta de um ator nascido em Ribeirão Preto, que apareceu em temporadas anteriores da série. Lino Schmidek Facioli comemorou em seu Instagram a presença na cena.

Lino, hoje com 18 anos, postou imagens de sua participação atuais e antigas e legendou, no Instagram: "Nove anos atrás, tive a honra de ser convidado para trabalhar nessa série incrível. Tem sido uma maravilhosa aventura e sou muito, muito agradecido por poder ser parte disso".

O personagem de Lino é Robin Arryn, e teve participações mais pontuais na série, com três episódios em 2011, outros três em 2014, um em 2015 e um em 2016, fechando sua participação neste episódio final, marcado por ter dividido opiniões entre os espectadores, nas redes sociais.

Lino Facioli em cena na série "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quem é Lino e quem é Robin?

Lino nasceu em Ribeirão Preto, mas foi morar em Londres, Inglaterra, com os pais, também brasileiros, desde os 4 anos de idade. "Sempre falei português em casa, só falo inglês com os amigos", contou ele, ao UOL. Ele tem trabalhos no currículo como o longa "O Pior Trabalho do Mundo", com Russel Brand e Jonah Hill.

Logo em sua estreia em "Game of Thrones", Lino participou de uma polêmica cena em que Robin Arryn, já crescido, é amamentado pela mãe Lysa, interpretada pela atriz Katie Dickie. A sequência da primeira temporada, exibida em 2011, foi gravada com uma prótese de silicone imitando um seio, e Lino usou maquiagem branca para fazer o "bigodinho de leite".

Com aparições rápidas, mas marcantes, Robin foi comparado ao rei Joffrey (Jack Gleeson), um dos personagens mais detestados da série. "Acho que o Robin já é odiado. Até eu o odeio às vezes", brincou, na entrevista que deu ao UOL. "O Joffrey é sádico, faz as coisas com maldade, mas o Robin só é louquinho, sem noção. Como ele nunca foi machucado, não percebe que pode machucar os outros. Tudo para ele é um brinquedo. No fundo, ele só é chatinho", afirmou.

Neste episódio final, Robin é o lorde do Vale, e discute o futuro dos reinos. Bran foi o escolhido para comandar seis reinos, já que o Norte ficou sob liderança de Sansa, de forma independente.

Entretenimento