Topo
Entretenimento

Inéditas de Prince serão lançadas em junho com curadoria de Jay-Z

O cantor Prince, que morreu em 2016 - Vince Bucci/Getty Images
O cantor Prince, que morreu em 2016 Imagem: Vince Bucci/Getty Images

De Madri

25/04/2019 15h55

Quatorze músicas inéditas gravadas por Prince, mas compostas originalmente para outros artistas, serão lançadas em um novo álbum, "Originals", que chegará ao mercado em 7 de junho.

7 de junho é a data em que Prince faria 61 anos. O material será disponibilizado na plataforma de streaming Tidal e no dia 21 a Warner distribuirá o conteúdo em CD, download e também streaming.

"Originals", que surgiu da parceria entre os herdeiros do patrimônio de Prince, a Warner Bros. Records e a Tidal, tem ainda as participações de Troy Carter e do cantor Jay-Z, que fizeram a seleção das músicas.

No total, serão 15 canções, sendo 14 faixas nunca antes editadas e uma versão original que Prince gravou em 1984 de "Nothing Compares 2U" (popularizada na voz de Sinead O'Connor). Também foram incluídos "Baby, You're a Trip", interpretada por Jill Jones, em 1987, e "Sex shooter", de Apollonia 6, de 1984.

Outras gravações são, por exemplo, "Jungle Love", que colocou a The Time na lista de sucessos da "Billboard" em 1984; "The Glamorous Life", de Sheila E., que chegou ao número 1 das paradas no mesmo ano; e "Different Light", de The Bangles.

Ocasionalmente, as gravações originais de Prince eram utilizadas como base para os álbuns, com pequenas alterações na instrumentação e uma substituição de faixas vocais. Outras vezes, os artistas usavam os modelos de Prince para se guiarem e criarem a versão final da canção.

Em 2018, Troy Carter já tinha feito um disco reunindo músicas de uma época específica de Prince, por isso o atual álbum não é de fato uma novidade.

Ao longo dos anos, foram publicados todo tipo de ensaios, notícias e crônicas sobre sua figura, mas no fim da vida, ele mesmo se encarregou de escrever as próprias memórias que, apesar de inacabadas, serão publicadas em outubro deste nos Estados Unidos com o título "The Beautiful Ones".

Prince Rogers Nelson, nascido em 1958 em Mineápolis, não só transformou o cenário musical como o cultural em nível global, já que serviu de inspiração para artistas de diversos âmbitos, como o estilista Jean-Paul Gaultier, o escultor Guy Portelli e o também músico Justin Timberlake.

Considerado rival direto de Michael Jackson, ele se consagrou como número um em vendas dos Estados Unidos em 1982, com o álbum "1999", o que lhe garantiu um lugar no pódio mundial do pop durante as décadas de 80 e 90.

Entretenimento