Topo
Entretenimento

Bolsonaro integra lista da Time de 'mais influentes' do planeta

18/04/2019 00h57

Washington, 18 Abr 2019 (AFP) - Jair Bolsonaro, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o líder opositor venezuelano Juan Guaidó integram a lista das personalidades mais influentes do planeta elaborada pela revista americana Time, que foi publicada nesta quarta-feira.

A revista define Bolsonaro como um personagem "complexo", e destaca a possibilidade de que realize reformas importantes, apesar de sua visão tóxica da masculinidade, de ser homofóbico e de poder reverter o progresso do Brasil na luta contra o aquecimento global.

Sobre o presidente mexicano, a Time ressalta que "até agora conseguiu desativar Donald Trump", evitando reagir aos tuítes e ameaças do líder americano de fechar a fronteira entre Estados Unidos e México.

A revista diz que Guaidó, "ao estar no local certo na hora certa, conseguiu finalmente unir a oposição, tornando-se um farol de esperança" para a Venezuela, mergulhada em uma grave crise econômica e política.

Guaidó, líder do Parlamento, é reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, em detrimento do líder chavista Nicolás Maduro, cuja eleição foi marcada por irregularidades, segundo a comunidade internacional.

A lista de políticos mais relevantes é encabeçada por Nancy Pelosi, líder da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, que voltou em 2019 a ocupar a primeira linha com a vitória dos democratas nas eleições de meio de mandato.

A revista também inclui as pessoas que se converteram em ícones da atualidade, uma seção na qual se destacam a cantora Taylor Swift por sua capacidade de "fazer que qualquer adulto volte a se sentir jovem", a ex-primeira-dama Michelle Obama e Christine Blasey Ford, a mulher que acusou um juiz proposto por Trump para a Suprema Corte dos Estados Unidos de agressão sexual.

an/lr

Entretenimento