Topo
Entretenimento

Plano de emergência salvou a maior parte dos tesouros da Notre-Dame, diz regulador de seguros

Catedral de Notre-Dame em números e fatos históricos -
Catedral de Notre-Dame em números e fatos históricos

Noor Zainab Hussain

17/04/2019 18h58

Cerca de 90% das inestimáveis relíquias e obras de arte abrigadas na catedral Notre-Dame de Paris foram salvas do devastador incêndio de segunda-feira, uma vez que planos de emergência para remover os tesouros funcionaram, afirmou importante regulador de seguros nesta quarta-feira.

Michel Honore, diretor de belas-artes da Sedgwick, foi selecionado para a tarefa de identificar qualquer dano ao tesouro da catedral.

O plano de emergência incluiu ordenar os objetos por prioridade para remoção, disse Honore à agência Reuters, acrescentando que "o plano em si funcionou perfeitamente e foi seguido ao pé da letra e é por isso que os conteúdos perdidos não são tão graves quanto poderia se temer".

Ele falou por telefone de Paris, após participar de uma reunião de reguladores --especialistas indicados por seguradoras para investigar pedidos.

Autoridades disseram que funcionários de emergência formaram uma cadeia humana para retirar itens do caminho do fogo durante o incêndio.

Os tesouros da Notre-Dame são compostos por entre mil e 1.200 itens, incluindo metais preciosos, trajes religiosos tradicionais e pinturas. Itens mais modernos incluem um presente do papa João Paulo 2º.

Entretenimento