Topo
Notícias

Filme inspirado em livro de Saviano recebe prêmio em Berlim

16/02/2019 19h45

ROMA, 16 FEV (ANSA) - O filme italiano "La Paranza dei Bambini", inspirado no livro homônimo do jornalista Roberto Saviano, recebeu neste sábado (16) o prêmio de melhor roteiro da 69ª edição do Festival de Cinema de Berlim.   


O longa conta a história de um grupo de jovens envolvidos com a máfia que foi investigado nos últimos anos pelos fiscais italianos Henry Woodstock e Francesco De Falco, e que tinha como objetivo conquistar Nápoles.   


"Dedico este prêmio às ONGs que salvam vidas no Mediterrâneo", disse Saviano, que também é roteirista do longa, ressaltando que "contar a verdade em nosso país tornou-se muito complicado".   


Já o diretor de "La Paranza dei Bambini", Claudio Giovannesi, aproveitou seu discurso para criticar o governo italiano.   


"Queremos dedicar este prêmio ao nosso país na esperança de que arte, cultura e educação sejam novamente uma prioridade para a Itália".   


A vitória é um aceno à trajetória do jornalista italiano que desde 2006 vive sob escolta policial, principalmente por suas investigações sobre o grupo mafioso Camorra. O drama "Synonymes", dirigido pelo israelense Nadav Lapid, por sua vez, foi premiado com o Urso de Ouro do Festival de Berlim, enquanto que "Grâce à Dieu", do francês François Ozon, ficou com o Grande Prêmio Especial do júri. O principal vencedor narra a história de um jovem que abandona o Exército de Israel por discordar da política de seu país e vai para a França, onde é acolhido por um casal em Paris. Já "Grâce à Dieu" ficou com o segundo principal prêmio por denunciar crimes de pedofilia cometidos por um padre. O Urso de Prata de melhor curta-metragem foi entregue ao filme argentino "Blue Boy", de Manuel Abramovich. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias