Topo
Carnaval 2019

Vivendo sua melhor fase, Deborah Secco é o nome do Carnaval carioca 

Deborah Secco será rainha do Camarote Allegria, na Sapucaí - Renato Wrobel
Deborah Secco será rainha do Camarote Allegria, na Sapucaí Imagem: Renato Wrobel
do UOL

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

13/02/2019 21h32

Deborah Secco vive sua melhor fase. Leve, feliz, iluminada e realizada pessoal e profissionalmente, a atriz já pode ser considerada musa do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro. Rainha do baile do Copacabana Palace, o mais tradicional da elite carioca, Deborah também é rainha do Camarote Allegria, um dos mais badalados da Sapucaí (veja a programação dos desfiles no Rio).

Na tarde de hoje, a atriz foi coroada oficialmente em um evento privado no hotel Fasano, na orla de Ipanema. Com um macacão longo prateado e enfeites na cabeça que tinham luas e estrelas, Deborah contou como estão os preparativos para voltar ao Carnaval profissionalmente pela primeira vez depois do nascimento de sua filha, Maria Flor, de três anos.

Com planos iniciais de viajar para a Disney com a família na data, Deborah reorganizou a agenda e agora tem se dedicado intensamente ao Carnaval. "Minha vida hoje é 24 horas por dia de preparação para o Carnaval, para ter o melhor figurino e a melhor equipe comigo. Formei uma equipe que admiro muito, o meu dream team. Então é muito trabalho para que seja uma coisa inesquecível na minha vida, que eu lembre disso todos os anos. Estou realmente muito empenhada, não costumo fazer nada mais ou menos. Já que é para fazer, vamos fazer e que seja inesquecível", afirmou ela.

Questionada se a pequena Maria Flor teria ficado chateada com o adiamento da viagem, Deborah foi certeira: "Não, porque ela também terá seu próprio baile". Mãe e filha serão parte da corte de um baile infantil. Maria Flor, aliás, é a motivação principal de Deborah para passar pela festa com perfeição. 

"Hoje eu quero fazer um Carnaval incrível para que ela saiba o quanto a mãe dela é independente, faz o que quer, tem as rédeas da própria vida e é feliz trabalhando, fazendo o que faz. Hoje, tudo ganha um sentido muito maior", conta. 

Independência e autonomia, Deborah acredita, são partes da receita da felicidade. Com os cabelos bem curtos e platinados, ela confessa que nunca se sentiu tão feliz, e credita esse sentimento à liberdade. 

"Esse corte para mim trouxe o empoderamento de ser quem eu quero. Não estou em nenhuma prateleira mais e, por coincidência, eu estou me amando mais. Nunca me senti tão bonita, tão inteira, tão feminina, tão forte enquanto mulher. As roupas que eu usava antigamente combinavam com aquele tipo de cabelo, que era uma prateleira, então hoje tudo pode. Tudo o que eu não usava, não tinha coragem, hoje pode. Essa roupa talvez eu nunca usasse, mas hoje eu saí da zona de conforto e estou fazendo o meu próprio padrão, a minha própria história", explica com firmeza.

Deborah Secco será rainha do Camarote Allegria, na Sapucaí - Renato Wrobel/Divulgação - Renato Wrobel/Divulgação
A atriz disse estar feliz com o cabelo curtinho e platinado
Imagem: Renato Wrobel/Divulgação
Deborah conta que luta por um mundo mais igualitário e justo para que sua filha possa viver. Por isso, acredita que o Carnaval também é a época de romper padrões e ser pé no chão. "Não importa se está dentro do que chamamos de padrão correto [de beleza]. Não tem padrão correto, tem feliz e triste. Temos que ser felizes. Claro que sempre respeitando as pessoas", afirma.

Com rotina extenuante de preparação para o Carnaval, Deborah confessa que não volta à rotina de academia e malhação desde que engravidou de Maria Flor, há quatro anos. Este é um dos motivos para ela não pensar mais em desfilar na Sapucaí à frente de uma bateria de escola de samba, apesar de já ter recebido alguns convites neste ano. 

"Talvez passar na avenida em 13 minutos a gente consiga, mas esse cargo de madrinha é muito cansativo. E a vida fica mais difícil em relação às prioridades. Hoje, entre as minhas prioridades, talvez não caiba um ensaio. E ser madrinha, rainha de bateria, tem que colocar como prioridade. Não sei se consigo voltar, mas quem sabe? Nunca digo nunca, mas hoje não penso muito", revela. 

Com Maria Flor no coração e guiando suas ações, a multitarefas Deborah será musa do Allegria durante os sete dias de folia. A fantasia ainda não pode ser revelada, mas fará jus ao tema "Mar de Allegria". No sábado de Carnaval, ela será a realeza do Baile do Copa, que terá como tema a Itália. 

Na Sapucaí, o Allegria custa de R$ 1.000 a R$ 2.800 e conta com shows de MC G15, Jorge Aragão, Sorriso Maroto e Bell Marques, entre outros. As atrações animam Deborah, que conta que gosta de sambar e também de dançar todos os ritmos. 

Carnaval 2019