Topo
Carnaval 2019

Sem ideia de fantasia para o Carnaval? Veja memes que podem ser inspiração

Máscara com a foto do ator Fábio Assunção - Reprodução
Máscara com a foto do ator Fábio Assunção Imagem: Reprodução
do UOL

Olívia Dantas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2019 16h15

Pensando em se jogar nos bloquinhos (veja a programação), mas sem ideia de fantasia? Usar um meme que rendeu piadas nos últimos meses pode ser a solução criativa que você precisava para este Carnaval. Há opções práticas, como a máscara do Fábio Assunção, que já está à venda, ou até as mais elaboradas, como os disfarces do ex-fugitivo italiano Cesare Battisti.

Dá também para exercitar a criatividade com um look laranja em referência às piadas que se espalharam pela internet por causa de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL) que, de acordo com relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividade Financeiras) teria movimentado até R$ 7 milhões em três anos em uma de suas contas.

Outra opção pode ser um visual engomadinho, imitando o playboy que viralizou com o bordão "Com licença, senhor".

Veja dicas de memes que podem virar fantasias no Carnaval:

Fábio Assunção #sextou

Um dos memes que mais bombaram no ano passado foi a foto do ator Fábio Assunção para inspirar um fim de semana animado. O galã da Globo virou piada depois de protagonizar confusões e aparecer em vídeos visivelmente alcoolizado. Para aproveitar o sucesso, os comerciantes já se adiantaram, e máscaras com o rosto do ator já podem ser encontradas no comércio popular e na internet.

meme playboy - Reprodução - Reprodução
Engomadinho virou meme e pode inspirar fantasias de Carnaval
Imagem: Reprodução
Playboy riquinho

A foto do rapaz engomadinho com camisa, bermuda, cinto de couro e relógio chamativo ganhou as redes sociais e passou a ilustrar piadas sobre ricos sem noção.

Ele aparece em situações diversas, como pedindo bebidas sofisticadas em um boteco ou interrompendo uma balada para sugerir música ao DJ, sempre acompanhado pelo bordão "com licença, senhor".

A foto original foi postada por um usuário dos Estados Unidos, em 2014, mas ganhou força por aqui apenas no começo deste ano.

Torcedor misterioso da Copa

O loiro de olhar fúnebre que carregava a bandeira do Brasil no jogo contra o México na Copa ganhou as redes sociais. O rapaz foi identificado, era o russo Yury Torsky, e se tornou uma espécie de mascote lado B da seleção. Camisa amarela, bandeira, franja loira na cara e uma maquiagem para representar as olheiras compõem o look.

Sandra bullock no filme "Bird Box", sempre com uma venda nos olhos - Reprodução - Reprodução
Sandra bullock no filme "Bird Box", sempre com uma venda nos olhos
Imagem: Reprodução
"Bird Box"

O filme da Netflix estrelado por Sandra Bullock também causou frisson nas redes sociais.

No longa, a atriz passa quase todo o tempo vendada para escapar de uma maldição que faz pessoas se suicidarem, e rapidamente os internautas passaram a postar fotos de outras personalidades _e até de outros memes_ vendadas. A vantagem dessa fantasia é o baixo custo: é só amarrar um lenço azul no rosto e cair na folia.

Política

Com a posse do presidente Jair Bolsonaro e de seus ministros, os memes ganharam ainda mais combustível. A fala da ministra Damares Alves em um vídeo dizendo que meninas devem vestir rosa e meninos, azul já é por si só sugestiva para uma fantasia de Carnaval.

Além de azul e rosa, a cor que deve estar em alta na folia é o laranja. Trata-se de uma alusão à investigação de movimentações atípicas que o Coaf encontrou na conta de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, apontado como suposto laranja da família Bolsonaro.

Supostos disfarces do italiano Cesare Battisti - Reprodução - Reprodução
Supostos disfarces do italiano Cesare Battisti
Imagem: Reprodução
Disfarce de Battisti

A prisão do italiano Cesare Battisti também virou meme depois que a polícia divulgou imagens de possíveis disfarces para alertar a população. Nela, o foragido aparecia com diversos tipos de chapéu, óculos, boné e cortes de barba, sempre com uma blusa listrada.

Carnaval 2019