Topo
Entretenimento

Por onde anda Tobey Maguire, astro do primeiro filme de "Homem-Aranha"?

Tobey Maguire em cena de "Homem-Aranha" - Reprodução
Tobey Maguire em cena de "Homem-Aranha" Imagem: Reprodução
do UOL

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

20/01/2019 04h00

Bem antes do sucesso dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, Tobey Maguire, um ator tímido e franzino, é quem monopolizava as atenções do cinema em 2002. Sua atuação em "Homem-Aranha", lançado naquele ano e dirigido por Sam Raimi, o alçou involuntariamente ao estrelato mundial.

O filme foi um dos primeiros mega sucessos da Marvel nos cinemas e rendeu outras duas continuações. Quem acompanhou o ator naquela época certamente não imaginaria que, mais de dez anos depois, ele desapareceria das telonas. Para ter uma ideia, depois de "Homem-Aranha 3" (2007), o ator só apareceu em seis filmes.

Mas o que aconteceu com Tobey Maguire? Os motivos passam por dificuldades em trabalhar com ele, o divórcio da ex-mulher e também uma mudança de foco na carreira, quando ele deixou de atuar para trabalhar na produção de filmes.

Kirsten Dunst e Tobey Maguire em "Homem-Aranha" (2002) - Reprodução - Reprodução
Kirsten Dunst e Tobey Maguire em "Homem-Aranha" (2002)
Imagem: Reprodução

Personalidade reservada

A aparência tranquila que Tobey Maguire, hoje aos 43 anos, imprimiu no personagem Peter Parker esconde uma personalidade pouco simpática, segundo informações de quem já trabalhou com ele. Há alguns anos, a atriz Charlize Theron relembrou das dificuldades em lidar com Maguire no set de "Regras da Vida" (1999). "Tobey e eu passamos por um período difícil. Foi um filme difícil. Todo dia era diferente por razões completamente diferentes. Poderia ser problemas climáticos ou roteirista que não estava lá, ou outra coisa. Isso é prazeroso? Provavelmente não", ela disse em entrevista a "V Magazine" em 2016.

Em entrevista ao site Cinema.com, o ator disse que nunca quis ser famoso e que um trabalho bem feito no set de filmagens não significaria ter boa popularidade no mundo real. Sua personalidade reservada fez com que ele também não se expusesse nas redes sociais e se mantivesse afastado de festas ou eventos que pudessem render menções na imprensa.

O sucesso de "Homem-Aranha 1" e "Homem-Aranha 2" podem ter sido também prejudiciais ao ator. O terceiro filme foi bastante criticado e prejudicou as negociações para uma quarta parte. Ao contrário de outros atores que deixaram franquias de sucesso no auge, Maguire aposentou o uniforme do aranha quando sua popularidade estava em baixa.

Tobey Maguire interpreta o herói Homem-Aranha - Divulgação - Divulgação
Tobey Maguire interpreta o herói Homem-Aranha
Imagem: Divulgação

Casamento, divórcio e paternidade

O ator disse em diversas entrevistas que o casamento em 2007 com Jennifer Meyer e a paternidade mudaram as prioridades em sua vida. Os dois ficaram juntos por nove anos e se separaram oficialmente em 2016. Embora a separação tenha sido amigável, boa parte do período em que eles ficaram juntos foi de brigas e desentendimentos. Em uma entrevista à revista "People", Tobey afirmou que "depois de muita busca e consideração, tomamos a decisão de nos separar como um casal" e que os dois filhos, uma menina de 12 anos e um menino de 9, continuam como prioridade para eles.

Tobey, no entanto, não abandonou Hollywood. Ele apenas mudou de lado: deixou a atuação e passou a produzir filmes por meio da sua empresa Material Pictures. Atrás das câmeras, sem a necessidade de se expor nas redes sociais, Tobey superou a personalidade introvertida e encontrou algo que realmente gosta: saiu dos holofotes, mas não abandonou sua paixão pelo cinema.

Neste período, ele produziu "Rock of Ages" (2012), "O Dono do Jogo" (2014), onde também atuou, e "A 5ª Onda" (2016). O último trabalho de Tobey foi ao lado de Alec Baldwin dublando personagens do filme "O Poderoso Chefinho" (2017). Para o futuro, Tobey tem cinco filmes em que assina a produção: "The Best of Enemies", "Brittany Runs a Marathon", "The Violent Heart", "Rub & Tug" e "McClane", todos ainda sem títulos em português.

Entretenimento