Topo
Entretenimento

Cobras e bolha no pé: famosos passam perrengue em reality de sobrevivência

Maria Paula encara cobre no programa "Desafio: Celebridades", do Discovery - Divulgação
Maria Paula encara cobre no programa "Desafio: Celebridades", do Discovery Imagem: Divulgação
do UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

11/10/2016 17h58

A natureza selvagem não perdoa ninguém – muito menos os famosos. Entre cobras, chuvas torrenciais na Amazônia e grandes alturas, figurinhas conhecidas do grande público como Fábio Porchat, Maria Paula e Carlos Bertolazzi tiveram de encarar uma série de perrengues para o novo reality de sobrevivência da Discovery, “Desafio Celebridades”, que estreia em 23 de outubro.

Com supervisão de Coronel Leite ou Karina Oliani, que se revezam no comando dos episódios, cada celebridade teve de sobreviver durante dois dias em uma região remota do Brasil, em paisagens como a Mata Atlântica, a Amazônia ou as dunas do Nordeste.

Levado para a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, Porchat não só comeu cupim, como colocou a língua no cupinzeiro – “se tem a língua, vamos fazer que nem o tamanduá”, brincou  – e teve de encarar uma caverna que não havia sido explorada antes.

“A gente não sabia o que encontrar. Ela é muito baixinha, apertada, molhada, escorregadia. Era o final [de sua gravação], foi o ápice. E foi muito legal, a gente ficou uma hora dentro da caverna, escuridão absoluta, água caindo não sei de onde. Acho que fechou com chave de ouro”, disse o humorista durante o lançamento do programa, nesta terça-feira (11) em São Paulo.

Fábio Porchat anda em caverna na Serra do Espinhaço para o programa "Desafio: Celebridades" - Divulgação - Divulgação
Fábio Porchat andou em caverna na Serra do Espinhaço
Imagem: Divulgação
Para a atriz Maria Paula, a maior dificuldade foi segurar uma cobra, que o Coronel havia pegado. “Só peguei porque ele ficou ‘é a sua chance’. Aí peguei de louca na hora, mas devolvi correndo pra ele e fui embora”, contou, aos risos.

A ex-casseta também chegou a se desesperar com a possibilidade de descer um desfiladeiro  – que demoraria dois dias para ser contornado –, mas venceu o medo com uma ajudinha do oráculo chinês I-Ching, que havia levado em sua bagagem: “Joguei para ver se as chances eram favoráveis e, por sorte dele [do Coronel], foi. Porque senão eu ia encarar dois dias de caminhada, não ia de jeito nenhum”. 

O chef e apresentador Carlos Bertolazzi foi outro que teve que encarar o medo de altura. “Tivemos que descer cachoeiras com cordas, algumas ribanceiras só com ajuda de cipós. Fiquei surpreso de ver como o cipó é forte. Meu principal problema foi com altura, que é o que fico mais tenso. E ali não tinha jeito, tive que continuar o caminho”, lembrou. Bertolazzi também teve de encarar refeições bem diferentes das que está acostumado: “A gente comeu larvas que viviam dentro de uma árvore e uma paca [tipo de roedor] que o coronel caçou”.

As chuvas da Amazônia foram o principal desafio para o humorista Oscar Filho. “Não é brincadeira. Não é uma chuvinha, é uma chuva dessa que para São Paulo, só que lá é de 15 em 15 minutos, muito louco”. Nem isso, porém, espantou o bom humor dele nas gravações: “Me peguei no meio da mata, chovendo muito na minha cabeça, e eu nem um pouco mal. Era revigorante”.

Por sua vez, o ex-atleta Robson Caetano sofreu com bolhas no pé e um sapato menor do que o ideal. “Meus pés ficaram com bolhas de sangue. A Karina fez uma pasta com uma raiz, e no dia seguinte estava bom de novo. Temos que ter cuidados porque o negócio é perigoso, não é fácil. São longas caminhadas. Estava com tênis 41, e eu calço 44”, afirmou. Questionado sobre o porquê de ter usado os sapatos menores, ele brincou: “Vou de 41 porque quero ficar igual àquelas chinesas que ficam com o pé pequeno”.

Apesar das adversidades, o desempenho dos famosos deixou os supervisores satisfeitos. “A gente conseguiu ensinar o nosso mundo. Eles aprenderam a fazer repelente de formiga, aprenderam a beber água de bromélia usando caneta de canudo, aprenderam a fazer fogo com Bombril e pilha, usar camisinha para carregar água”, contou Karina Oliani.

O Coronel Leite disse as celebridades venceram até seus preconceitos, e citou o caso da modelo Isabeli Fontana, que andou com ele nas dunas do Nordeste: “Eu subestimei muito ela. Achei que a Isabeli, uma menina de passarela, não ia dar 50 passos nas areias da Paraíba. E aí me surpreendeu muito. Aprendi a controlar meu preconceito”.

“Desafio: Celebridades” terá 10 episódios de uma hora cada. Também estão no elenco o músico Di Ferreo, o skatista Bob Burnquist, o sambista Diogo Nogueira e o baterista Iggor Cavalera.

Entretenimento